Renovação da frota
A indústria sempre fala em um programa de renovação da frota de veículos, que deveria ser feito pelo governo.
O argumento é que os carros mais velhos poluem mais a atmosfera. É verdade, mas o interesse da indústria é substituir os carros pra vender mais.
É claro que o País tem a ganhar uma frota de carros novos, modernos, equipados com sistemas de segurança e menos poluentes; além disso, a retomada da produção é garantia de emprego na indústria.
Mas tem muito carro com 10, 15 anos ainda em boas condições, que poderiam ser reformados, até modernizados, e têm ainda um bom valor de mercado.
Tem carro com 15 anos, um Gol, um Uno, que valem R$ 6 mil, R$ 7 mil. Um carro maior, um Vectra, custa mais de R$ 10 mil.
Esses carros têm um mercado dinâmico e jogam papel relevante na mobilidade da população de baixa renda, que não é atendida por um transporte público de qualidade.
Uma renovação da frota seria interessante no ponto de vista da indústria, com o reaquecimento da economia, da manutenção de empregos, mas do ponto de vista social talvez não seja a melhor solução para a mobilidade.
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