Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Jaguar foi a marca que mais cresceu

Joel Leite

11/01/2017 15h06

– O sedã esportivo XE foi o responsável por mais da metade das vendas

JAGUAR_xe

A Jaguar foi a marca que mais cresceu no Brasil em 2016, com aumento de vendas de 52,2%. Disputando segmento de luxo, a marca inglesa vendeu 793 unidades no ano, contra 521 no ano anterior.

Em números absolutos, o aumento é irrisório de considerarmos o mercado total de dois milhões de unidades: foram, apenas 272 unidades a mais que em 2015, mas como desempenho de marca é altamente positivo, em contraposição à queda de 19,8% no mercado total.

A Jaguar lançou o sedã XE em setembro de 2015 e o utilitário esportivo F-Pace em 2016, sendo que o XE foi o mais vendido no ano passado, responsável por mais da metade das vendas (veja ranking)

Outras duas marcas de luxo cresceram em 2016: a Porsche saltou de 775 unidades em 2015 para 1.009 no ano passado, com destaque para o utilitário esportivo Cayenne, responsável por 339 unidades vendidas. A Porsche teve um aumento de 30,2% nas vendas em 2016. A outra marca de luxo que fechou 2016 com crescimento foi a Lexus, que vendeu 453 unidades e aumentou as vendas em 12,7%. Apenas as três – Jaguar, Porsche e Lexus – aumentaram as vendas no ano passado; todas as demais perderam.

Segundo a empresa, o bom desempenho da marca é resultado do investimento global de R$ 12,4 bilhões que o grupo fez em novos carros e tecnologias nos últimos anos, com inovações no modelo F-Pace e o motor Ingenium diesel.

"O lançamento do Jaguar F-Pace, primeiro utilitário esportivo da marca, contribuiu para o desempenho positivo da empresa no ano passado", ressaltou Gabriel Patini, diretor da empresa no Brasil.

Globalmente a Jaguar também comemora crescimento em 2016 e destaca como "principais mercados responsáveis por esse desempenho a China, a América do Norte e o Reino Unido, que registraram crescimentos de 31%, 25% e 17% respectivamente". É claro que o mercado brasileiro é insignificante comparado com esses três gigantes, mas percentualmente (52,2%) foi o Brasil que registrou o maior crescimento.

A Jaguar tem 35 concessionárias no Brasil.

Veja os modelos mais vendidos da Jaguar

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.