Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Quinzena fraca indica um fevereiro sofrível

Joel Leite

14/02/2017 11h20

– Foram apenas 6.675 carros por dia

concessionaria_novos

Com apenas 60.078 carros, a primeira quinzena de fevereiro registrou um dos piores desempenhos do setor dos últimos tempos; foram 6.675 unidades por dia.

Fevereiro já é um mês curto, de 28 dias corridos. Acrescente-se a isso os dias de Carnaval, feriado na terça 28 e dia praticamente sem movimento na segunda 27. Soma-se ainda o fraco movimento nas lojas e o resultado deverá ser mais um "pior mês dos últimos dez, onze, doze anos…".

No acumulado do ano – primeiro de janeiro e 13 de fevereiro –, o resultado é 1,01% inferior ao registrado no mesmo período do ano passado: neste ano foram vendidas 203.658 unidades e em 2016 (2015.731).

A GM mantém folgada liderança, com 10.758 carros vendidos e 17,9% de participação e o segundo lugar está indefinido, com a Volkswagen se aproximando da Fiat: a italiana tem 14,6% (vendeu 8.761 carros) e a alemã 14,1% (8.459). A Hyundai está recuperando o quatro lugar perdido em janeiro e a Ford volta para a sexta posição. Entre elas, a Toyota mantém o quinto posto; Honda, Renault, Jeep e Nissan completam a lista das dez mais vendidas.

Veja o ranking da quinzena por marca

O Onix, da GM, continua firme na liderança, veja o ranking dos 40 carros mais vendidos na quinzena

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.