Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Animados, fabricantes de bicicletas querem crescer 19%

Joel Leite

20/02/2017 15h06

– Mas movimento de janeiro ainda é fraco: aumento sobre dezembro, mas queda sobre janeiro de 2016

Em janeiro, a produção de bicicletas no Brasil somou 34.849 unidades, 128,6% acima do registrado em dezembro, mas queda de 13,8% sobre janeiro do ano passado.

Os dados foram divulgados pela Abraciclo, associação dos fabricantes, com base na produção no Polo Industrial de Manaus.

Na verdade, não é um número que dá pra comemorar, pois a produção alta é decorrente dos baixos volumes registrados em dezembro, período de férias. Mesmo assim, os dirigentes estão otimistas em relação a 2017, porque muitas fábricas informaram expectativa de aumento da produção, principalmente de bicicletas mais sofisticadas, com maior valor agregado. Assim, além, de aumento do volume de unidades, a expectativa é de um crescimento ainda maior do faturamento das empresas.

A Abraciclo faz uma projeção de crescimento de 19% na produção de bicicletas este ano.

Janeiro mostrou também aumento das exportações e redução das importações, embora os números vendidos lá fora sejam bem menores. Foram vendidas ao mercado externo 660 unidades, todas para Angola. Em janeiro do ano passado foram apenas 40.

Por sua vez, foram trazidas da China (8.056), Taiwan (1.638) e Hong Kong (1.035 unidades) 11.201 unidades, bem menos do que no mesmo mês de 2016, quando foram importadas 16.861 bicicletas, conforme informação do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.