Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Ranking mundial: Brasil foi o que mais perdeu

Joel Leite

09/03/2017 13h55

– México foi o país que mais cresceu em 2016 entre os maiores mercados do mundo 

De quarto colocado em 2012, o Brasil foi descendo a ladeira nos anos seguintes, chegando em 2016 ao nono lugar e passando de quase quatro milhões de unidades naquele ano para 1.986.436 no ano passado. Mais uma vez, o País foi o que mais perdeu entre os maiores fabricantes e consumidores do mundo (veja quadro): a queda em relação a 2015 foi de 19,8% no mercado de carros e comerciais leves, conforme dados da Jato.

Atrás apenas da China, EU e Japão há cinco anos, agora o Brasil foi ultrapassado também pela Alemanha, Índia, Reino Unido, França e Itália (o Canadá completa a lista dos Dez Mais).

Enquanto isso, seu maior concorrente na América Latina cresce em produção e vendas: o México foi o país que mais avançou percentualmente no ano passado, passando de 1,354 milhão para 1,607 milhão de unidades, aumento de 18,7%, embora se mantenha fora da lista dos dez maiores mercados do mundo (é o 12º colocado).

A China permanece na liderança mundial e continua crescendo acima dos dois dígitos. No ano passado o país consumiu 25,525 milhões de carros, um aumento de 14,2% em relação ao ano anterior, enquanto os Estados Unidos venderam 17,553 milhões, praticamente o mesmo volume de 2015. A seguir, na terceira posição no ranking, o Japão fechou o ano com 4,897 milhões de unidades vendidas, uma pequena queda de 1,6%.

Índia e Reino Unido fecharam com vendas acima de três milhões de unidades e França e Itália acima de dois milhões.

Veja os dez maiores mercados e os países que mais cresceram em 2016

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.