Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Jeep e Nissan crescem em 2017

Joel Leite

22/03/2017 11h41

– Duas grandes – GM e Ford – também aumentaram as vendas no bimestre; Jaguar cresceu 73%

Mesmo diante de um mercado fraco – queda de 5,4% em relação ao sofrível primeiro bimestre do ano passado – algumas marcas estão se dando muito bem neste início de ano, com aumentos expressivos de venda.

Casos da Jeep e da Nissan, as duas de grande volume que mais ampliaram as vendas: a Jeep vendeu no período 11.697 unidades, contra 9.129 no mesmo período do ano passado, o que significa um aumento de 28,1% e a Nissan registrou alta de 27,1%, com 10.473 carros vendidos este ano (foram 8.241 unidades no primeiro bimestre de 2016).

Na Jeep, além das boas vendas do Renegade, a grande procura pelo Compass contribuiu para o crescimento da marca, enquanto o Kicks impulsionou as vendas da Nissan (2.086 unidades em fevereiro).

Entre as dez marcas melhor classificadas no ranking, aparecem duas grandes, GM e Ford, na lista das que mais cresceram: a GM com aumento de 4,1% (vendeu 50.857 este ano) e a Ford com 3,2% (25.626).

As demais líderes (veja ranking) tiveram queda ainda maior do que a média do mercado: Volkswagen (-12.8%), Fiat (-12,9%) e Hyundai (-15,5%) foram as que mais perderam da lista das Dez Mais, mas Toyota, Renault e Honda também venderam este ano menos do que no primeiro bimestre do ano passado.

Várias marcas com presença insignificante no mercado aumentaram as vendas (veja ranking completo), mas vale destacar as marcas de luxo Jaguar, Lexus e Porsche e Míni, que venderam mais do que em 2016. A Jaguar, marca que mais cresceu no ano passado, repete o desempenho este ano: cresceu 73% no primeiro bimestre, aumentando o volume de vendas de 101 para 175 unidades. Destaque também para a JAC, que cresceu 7,6%.

Outras luxuosas perderam, casos da Volvo (-17,4%), BMW (-23%), Audi (35%) e Land Rover (-38,4%). Kia (-44,7%), Chery (-41,7%) e Lifan (-51,2%).

Veja quem mais cresceu entre as líderes e o ranking completo das 40 marcas do mercado

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.