Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

O novo momento da Lifan. No Brasil e na China

Joel Leite

18/04/2017 14h41

                 Lifan X80

Que marca é essa que vende uns carros baratos e de qualidade duvidosa.

Para muita gente as marcas chinesas são vistas assim, no Brasil e também aqui na China. Isso acontece porque muitas marcas chinesas investiram em carros de entrada, com o objetivo de buscar grandes volumes, sem compromisso com a qualidade.

Hoje pagam pelo erro e a Lifan faz a meia culpa.

Uma gigante no setor de motocicletas e que começou a fabricar carros somente em 2006, a empresa está trabalhando para transformar a imagem, investindo em qualidade e tecnologia e avançando em segmentos superiores, fazendo parcerias com fornecedores globais, empresas tradicionais da indústria automobilística mundial.

Essa transição foi iniciada há um ano e já trás como resultado o X60 modelo 2018, o carro chinês mais vendido no Brasil.

                Lifan X60

O X60 foi apresentado para um grupo de jornalistas na fábrica em Chongqing, aqui na China Central, uma cidade de 36 milhões de habitantes e que abriga vários fabricantes de veículos.

O XC60 novo tem frente nova, com mudança no para choque e uma grade dianteira com aletas horizontais, que deu outra cara ao carro. A traseira tem mudanças nos faróis com luz de led e o interior também foi remodelado, com acabamento de couro sintético. A grande novidade é o cambio CVT (antes só tinha caixa de marchas manual), que vêem acompanhado de teto solar e rodas aro 18.

Mas a grande novidade apresentada aqui foi o X80, um utilitário esportivo grande, motor 2.0 turbo de 183cavalos que chega ao Brasil no ano que vem.

                Lifan X80

O vice-presidente da Lifan, Shen Haojie, disse que a empresa está revendo a estratégia.

"Hoje buscamos um padrão superior, já estamos numa posição intermediária e no futuro chegaremos ao nível dos carros alemães e japoneses", disse.

Na mesma proposta de oferecer modelos de categoria superior e mais equipados, a Lifan planeja levar ao Brasil no ano que vem, a Minivan M7, do tamanho da Zafira, e assim como a antiga Van da GM, com lugar para sete pessoas (cinco mais dois).


Lifan M7

Segundo os dirigentes da Lifan, a indústria chinesa está evoluindo, mudando estratégias, melhorando a qualidade e competindo com mais poder de fogo com as marcas ocidentais, por isso avançando na participação no mercado interno chinês, que no ano passado vendeu 28 milhões de veículos e no ano que vem vai vender 32 milhões, para daqui há quatro ou cinco anos, chegar a 45 milhões de carros.

 

Joel Leite, de Chongqing, na China

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.