Quatro em cada dez acidentes ocorrem nas manobras
Marcha a ré é a vilã dos sinistros e o aumento do tamanho dos carros ampliou o número de acidentes
A marcha à ré é para fazer manobras, portanto, é usada raramente: ao estacionar, entrar ou sair da garagem. No entanto é a causadora de 70% dos sinistros ocorridos nas manobras (que são 44% dos incidentes com perdas ou danos materiais), segundo um interessante levantamento feito pelo Centro de Tecnologia Allianz (AZT) e a Continental AG junto a cerca de 3.500 consumidores em países onde atua.
Cerca de 40% dos acidentes que resultam em perdas ou danos materiais ocorrem ao manobrar ou estacionar o carro, mas o mais curioso é que esse tipo de ocorrência está aumentando, ao invés de diminuir, como se poderia supor diante das novas tecnologias de sistemas automáticos de estacionamento e de câmeras traseiras, presentes já em muitos carros fabricados no Brasil.
Os técnicos da seguradora, no entanto, responsabilizam os novos formatos e tamanhos dos veículos pelo aumento dos acidentes usando a marcha à ré. Isso porque, segundo eles, os carros ficaram mais largos e compridos, enquanto o tamanho das vagas permaneceu o mesmo. O estudo revelou também que caminhonetes e vans ocasionam 30% mais acidentes do que veículos pequenos.
Quase metade – 41,7% – dos pedidos de indenização resultou de batidas de um veículo contra outro parado, sendo que o primeiro estava estacionando e dando marcha à ré. A pesquisa também apontou que uma a cada cinco manobras envolveu dois carros que colidiram quando ambos estavam parando de marcha à ré.
A análise do estudo conclui que muitos dos sistemas de alerta de estacionamento têm uso limitado, porque não cobrem as laterais dos veículos e fazem com que muitos motoristas confiem demais nos dispositivos e não agem com a rapidez necessária.
Ao dar a ré, o motorista não tem a visão completa do local onde está colocando o carro, por isso a situação é sempre de risco. Uma forma de amenizar o problema é estacionar o carro de ré, uma vez que a vaga normalmente está livre inclusive de pedestre. E ao tirar o carro do estacionamento, quando você vai se dirigir para o espaço público (com carros e pessoas) terá completo domínio da situação.
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