Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Os dez mandamentos do Trânsito do Maio Amarelo

Joel Leite

11/05/2017 13h30

Maio Amarelo – movimento que alerta para o alto índice de mortos e feridos no trânsito

1. Dar seta em todas as conversões e para mudar de faixa;

2. Não usar o celular enquanto dirige;

3. Não parar/estacionar em local proibido;

4. Respeitar todos os limites de velocidade;

5. Usar e exigir que todos utilizem o cinto de segurança em todos os deslocamentos;

6. Dar a preferência de passagem para o pedestre;

7. Dar passagem;

8. Respeitar toda e qualquer sinalização de trânsito

9. Não avançar ou ultrapassar o sinal vermelho;

10. Respeitar quem divide a rua com você como você gostaria de ser respeitado.

  • Primeiro Mandamento do Trânsito do Maio Amarelo

Dar seta em todas as conversões e para mudar de faixa

Muitas vezes o motorista vem andando numa rua com pouco movimento, olha e não vem ninguém atrás, então relaxa na segurança: acaba não dando a seta para fazer a conversão, à direita ou à esquerda.

Está errado. A seta tem que ser acionada em qualquer situação de mudança de faixa, porque ela não é um aviso só para quem vem atrás. Com a seta você indica qual vai ser a sua manobra: ao motorista que vem em sentido contrário, ao que está na rua perpendicular à sua, ao ciclista, ao pedestre, a todo mundo.

E preciso usar a seta sempre que você for mudar de faixa. Na ruazinha de bairro ou na rodovia. Em qualquer situação.

Aqui vai um aviso especialmente aos motociclistas: quando você perceber uma seta ligada, diminua a velocidade para deixar o carro entrar na outra pista, em vez de buzinar.

O motociclista também deve sinalizar a mudança de faixa: o que poucos fazem.

  • 2º Mandamento do Trânsito do Maio Amarelo

Uso do celular, só com o carro estacionado

Você olha para os outros carros no trânsito e com certeza vai ver alguém usando o celular. Não falando no viva voz, o que é permitido, mas digitando, situação que oferece extremo perigo.

O uso do celular ao volante pode ser tão prejudicial quanto dirigir embriagado e aumenta em três vezes risco de acidentes. Coloca em risco não apenas a vida do próprio infrator, mas também a de outras pessoas. Reduz a atenção e os reflexos e portanto a reação do motorista fica mais lenta.

Um dado interessante levantado em estudo é que ao usar o celular, o motorista fica em média quatro segundos sem olhar para a via. A 90 km por hora, esse tempo é suficiente para percorrer um espaço equivalente a um campo de futebol.

Mas com o farol fechado, aí pode aproveitar pra falar? Nada disso. Também é proibido.

Quando o carro está parado no trânsito, em qualquer situação com o motor ligado, o motorista está sujeito à penalização como se estivesse andando com o carro: só pode usar o celular com o carro estacionado.

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.