Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

R$ 29,2 bilhões para compra de veículos

Joel Leite

09/06/2017 12h13

Financeiras das montadoras aumentam a oferta de crédito

O que move o mercado de carros no Brasil é a disponibilidade de crédito. No Brasil e em qualquer outro país. É difícil comprar carro à vista.

O carro é o segundo maior bem do cidadão (o primeiro é o imóvel, a casa própria), mas tem muita gente que não tem casa, mas tem carro. Não por luxo, por necessidade.

A pessoa precisa comprar, mas não tem dinheiro pra pagar à vista. Tem que financiar.

Tanto que a pequena retomada de vendas é conseqüência, entre outras coisas, da maior disponibilidade de crédito, conforme anunciou a Associação das Financeiras das Montadoras: foram disponibilizados nos quatro primeiros meses do ano R$ 29,2 bilhões, o que representa uma alta de 15,3%.

Mesmo assim, os bancos recomendam cautela.

As taxas praticadas pelos bancos ligados às montadoras são mais atraentes do que a dos bancos comerciais. Segundo esses bancos, eles operaram em abril com uma taxa média de 1,65% ao mês, enquanto os independentes trabalharam com índice de 1,86%.

Pode ser, mas o banco da montadora só financia carro da própria marca e muitas vezes você pode encontrar esse carro mais barato no mercado paralelo.

Então, precisa fazer as contas direitinho pra ver qual situação é mais vantajosa para o consumidor.

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.