Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Cummins investe em inovações tecnológicas

Joel Leite

26/09/2017 23h05

AEOS unveiling

Está nascendo o primeiro caminhão elétrico do mundo. Já tem carro, ônibus, equipamentos, mas caminhão movido a eletricidade o primeiro é o AEOS (Eios), cujo protótipo foi apresentado na semana passada numa conferência internacional em Columbus, nos EUA.

Estava mais do que na hora da tecnologia elétrica produzir um caminhão. Mas o curioso é que o veículo foi criado pela Cummins, que é o maior fabricante independente de motores a diesel do mundo. Está em 197 paises. No Brasil, fornece motor a diesel pra Ford, Agrale, Volkswagen-MAN, pra equipamentos agrícolas e também os setores marítimo e construção civil.

Na busca por sustentabilidade, o mais tradicional fabricante de motor a diesel parte para a eletrificação da produção.

AEOS unveiling

O AEOS (Eios) é 100% elétrico, é um cavalo mecânico 4X 2 com peso bruto total de 33,7 toneladas com capacidade para 20 toneladas de carga. E tem autonomia de 482 quilômetros com uma única carga na bateria.

O caminhão elétrico começa a ser vendido em 2019, quando a Cummins completa 100 anos.

A empresa tem outro programa de motorização de autonomia estendida (híbrido), que é um pouco diferente. O caminhão tem um motor a combustão que carrega a bateria central. Esta sim é que move o caminhão. Esse modelo chega ao mercado em 2020.

A novidade foi apresentada nesta terça-feira, em Sapo Paulo, quando a empresa detalhou as novidades que vai mostrar na Fenatran, feira de Transportes que começa dia 16 e vai até dia 20 de outubro em São Paulo.

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.