Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Hilux é o importado mais vendido no Brasil

Joel Leite

22/05/2018 18h18

Sportage é o primeiro entre os trazidos pelas marcas sem fábrica no Brasil

As montadoras instaladas no Brasil reclamam da concorrência dos importados, argumentando que enquanto elas (as montadoras), investem no País, gerando empregos, as importadoras simplesmente trazem o carro de fora sem nenhum investimento local. Esse argumento fez com que o governo impusesse ao setor um IPI extra de 30 pontos percentuais, que caíram em dezembro com o fim do Inovar Auto, criando um novo período de prosperidade ao segmento (veja matéria).

Mas, na verdade, a participação das importadoras no mercado brasileiro é ínfima. Mesmo considerando a grande recuperação prevista para este ano (de 29,7 mil para 40 mil unidades), os importados trazidos por marcas sem fábrica no Brasil conquistariam uma participação de apenas 1,7% do mercado.

As montadoras por sua vez, é que são as maiores importadoras de veículos, pois trazem modelos de suas fábricas no exterior para compor o catálogo de ofertas. As montadoras trazem boa parte do volume vendido no Brasil da Argentina. Tanto que os modelos estrangeiros mais vendidos são de marcas com produção local e provenientes do país vizinho. E as importadoras independentes têm um único modelo entre os dez mais vendidos, o Kia Sportage, décimo na classificação, com 1.945 unidades nos quatro primeiros meses do ano.

A picape Hilux, da Toyota, é a líder do ranking. Foram 11.528 unidades de janeiro a abril, volume que lhe garante também a primeira posição na classificação geral. Além da Hilux, mais três picapes médias trazidas da Argentina estão entre os dez importados mais vendidos, a Ford Ranger, quarta colocada com 5.176 unidades; a Amarock, da Volkswagen, na sexta posição com 4.986; a e Frontier, que ficou em oitavo lugar com 2.411 unidades vendidas.

Estão ainda nas dez primeiras posições quatro carros da GM: o Tracher, em segundo (9.213 unidades); o Cruze sedã, em terceiro (6.677); o Cronos, quinto colocado (5.039) e o Cruze hatch, no nono lugar com 2.055.

Dos 50 importados mais vendidos, apenas onze são trazidos por marcas que não têm fábrica no Brasil, sendo que o segundo colocado, o Cerato, ocupa apenas a 18ª colocação (1.203 carros vendidos) e os demais, estão em lugares ainda mais modestos no ranking, como o JAC T40, 22º colocado com 954. Já o Volvo XC650 vendeu 895 unidades de janeiro a abril e ficou em 24º lugar.

Veja os 50 carros importados mais vendidos no ano.

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.