Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Volkswagen foi a marca que mais ganhou participação

Joel Leite

03/07/2018 14h26

– Marca saltou de 12,6% para 14,8% no semestre. Renault, Nissan, Jeep e Kia também cresceram
– Líder com 16,9%, GM foi a que mais perdeu, ao lado de Honda, Hyundai, Toyota e Fiat

Com 166,4 mil carros vendidos no primeiro semestre, a Volkswagen foi a marca que mais aumentou a participação este ano. Tinha 12,6% das vendas de carros e comerciais leves no primeiro semestre do ano passado e fechou os primeiros seis meses deste ano com 14,8%: vendeu 41.464 unidades a mais.

Mesmo assim, manteve o segundo lugar no ranking de vendas (veja quadro), atrás da GM, que apesar de ser líder absoluta foi a marca que mais perdeu este ano. A GM vendeu 190.403 unidades, mas sua participação caiu de 17,7% no primeiro no semestre do ano passado para 16,9% agora, mesmo tendo vendido 14.582 carros a mais este ano.

A Volkswagen foi a única que teve aumento significativo na participação das vendas: 2,2 pontos percentuais. A Renault, segunda colocada no ranking de crescimento conquistou 0,9 ponto percentual de participação, passando de 7,4% para 8,3% e a Nissan 0,7pp (de 3,4% para 4,1%. Jeep, Kia, Volvo e Chery formam o grupo das sete marcas que aumentaram a participação em 2018 (veja quadro).

Além da GM, outras três marcas perderam 0,8 ponto percentual em relação ao primeiro semestre do ano passado: Honda (que ficou com 5,7%), Hyundai (8,6%) e Toyota (8%).

A Fiat tinha 13,6% e ficou com 13% e também perderam no semestre a Citroën (ficou com 0,8pp), Peugeot (1,1pp) e Audi (0,4pp).

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.