Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Não basta luz, farol não pode ofuscar o outro

Joel Leite

21/09/2018 11h02

 

Foco dos farois do carro deve atingir pontos estratégicos, para não atrapalha o motorista que vem no sentido contrário

 

A Philips apresentou a sua linha de lâmpadas para carros de led de alta tecnologia, da marca Lumileds, e ofereceu um ensaio, uma clínica onde pudemos ver a importância da iluminação dos farois do carro na segurança no trânsito.

Uma boa luminosidade é a primeira condição para um bom equipamento; e isso a tecnologia led resolve: é muito superior à iluminação de uma lâmpada comum.

Mas a luminosidade não basta. É preciso ter uma projeção de luz nos pontos estratégicos, respeitando a linha de corte, para não ofuscar a visão motorista que vem no sentido contrário.

Na verdade o posicionamento do feixe de luz é um desafio: o farol precisa ser o mais abrangente possível para que a pessoa possa iluminar ao máximo a estrada e ao mesmo tempo não pode prejudicar o outro motorista.

Quer dizer: não basta a pessoa instalar no carro uma lâmpada de melhor qualidade, mais forte, se ela não estiver dentro das normas internacionais e da Resolução do Código Brasileiro de Trânsito, que determinam a intensidade e a posição correta do feixe de luz.

A pessoa resolve o seu problema, mas prejudica o outro.

Por isso muito cuidado na hora de fazer a manutenção da iluminação do carro. Até porque, qualquer alteração no sistema original tem que ser registrada no documento, junto Detran. Muita gente substitui a lâmpada e não altera o documento, mas está errado. Está exposto à multa e pode ter o carro apreendido.

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.