Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Golfinho morre de fome com lacre no bico

Joel Leite

07/12/2018 15h20

Um golfinho da espécie Toninha (de nome científico pontoporia blainvillei) foi encontrado morto no ultimo domingo (02) com um lacre de garrafa no bico, na Praia Grande, litoral sul de São Paulo, por um pescador. A espécie está em extinção e é a mais ameaçada na costa da América Latina.

O animal foi levado para o Instituto Biopesca, que examinou e não encontrou nenhum alimento no estômago, mas pedaços de plástico, o que indica que o animal estava há dias sem se alimentar e morreu de fome.

A bióloga Marina Leite, do instituto Viva Baleias e Golfinhos, explicou que "muitos animais morrem de desnutrição. O plástico ingerido da uma sensação de saciedade e faz com que o animal não coma, mas no caso deste golfinho, o lacre o impediu de comer. O sofrimento deste animal foi grande, vendo o alimento passar na frente dele sem poder comer."

"É comum que animais marinhos morram desnutridos depois de ingerir resíduos de lixo, sem contar que milhares de bichos morrem sem que a gente saiba", disse Marina, que ainda reforçou a importância de fazer o descarte correto do lixo.

"Muitas vezes as pessoas até descartam o lixo no lugar certo, mas pode acontecer de o saco de lixo rasgar, o vento ou a chuva levar até o mar e causar esse tipo de tragédia", explicou à reportagem do ECOinforme.

 

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.