Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Comprador de carro zero usa a internet, mas ainda vai à concessionária

Joel Leite

14/01/2019 11h00

 

Alguns chegam a até receber o carro em casa, mas outros só compram na concessionária e ignoram a rede

Dois de cada dez compradores de carro zero quilômetro fazem toda a operação pela internet. Eles iniciam o que os marqueteiros chamam de "jornada" de compra no computador ou no celular e seguem na busca de informações sobre o carro, equipamentos, tecnologia, sistemas de segurança e de conectividade, preço, condições de pagamentos pela internet, onde acabam fechando o negócio. Só vão à concessionária para pegar o carro e em alguns casos, a concessionária entrega o carro na casa do cliente.

Outros 20%, ao contrário, ignoram totalmente a internet. São os consumidores tradicionais: visitam várias concessionárias, fazem test-drive, retornam, conferem o carro in loco, negociam com o vendedor.

Os outros 60% utilizam os dois sistemas: usam a internet para obter informações, mas não deixam de visitar a concessionária, para conferir o carro ao vivo.

A forma de compra de carros vive um momento de transição, e de experimento de todas as possibilidades, por isso há espaço para todas essas formas de buscar informações e realizar a compra. Para alguns especialistas, o que está havendo não é a mudança sistemática de uma forma de compra para outra, mas apenas a internet está possibilitando o surgimento de novas opções, novas formas de o consumidor realizar a compra.

"E a tendência é que todas elas sobrevivam" – considera Luiz Fernando Pedrucci, presidente da Renault do Brasil – "todos os formatos vão sobreviver; não vamos migrar radicalmente de um sistema para outro".

Assim, a concessionária tradicional não vai acabar, mas outras formas de negócios serão agregadas (já estão sendo) no comércio de carros. E todas vão ter seu espaço.

 

Tipos de jornadas do consumidor, segundo Pedrucci:

  • Começa a compra pela internet e vai até o fim, muitas vezes até mesmo recebendo o carro em casa
  • Começa a busca pela internet e finaliza a compra fisicamente, na concessionária
  • Inicia a compra na concessionária, mas em seguida passa a obter informações pela internet
  • Compra física: começa e termina na concessionária, sem uso da internet

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.