Comprador de carro zero usa a internet, mas ainda vai à concessionária
Alguns chegam a até receber o carro em casa, mas outros só compram na concessionária e ignoram a rede
Dois de cada dez compradores de carro zero quilômetro fazem toda a operação pela internet. Eles iniciam o que os marqueteiros chamam de "jornada" de compra no computador ou no celular e seguem na busca de informações sobre o carro, equipamentos, tecnologia, sistemas de segurança e de conectividade, preço, condições de pagamentos pela internet, onde acabam fechando o negócio. Só vão à concessionária para pegar o carro e em alguns casos, a concessionária entrega o carro na casa do cliente.
Outros 20%, ao contrário, ignoram totalmente a internet. São os consumidores tradicionais: visitam várias concessionárias, fazem test-drive, retornam, conferem o carro in loco, negociam com o vendedor.
Os outros 60% utilizam os dois sistemas: usam a internet para obter informações, mas não deixam de visitar a concessionária, para conferir o carro ao vivo.
A forma de compra de carros vive um momento de transição, e de experimento de todas as possibilidades, por isso há espaço para todas essas formas de buscar informações e realizar a compra. Para alguns especialistas, o que está havendo não é a mudança sistemática de uma forma de compra para outra, mas apenas a internet está possibilitando o surgimento de novas opções, novas formas de o consumidor realizar a compra.
"E a tendência é que todas elas sobrevivam" – considera Luiz Fernando Pedrucci, presidente da Renault do Brasil – "todos os formatos vão sobreviver; não vamos migrar radicalmente de um sistema para outro".
Assim, a concessionária tradicional não vai acabar, mas outras formas de negócios serão agregadas (já estão sendo) no comércio de carros. E todas vão ter seu espaço.
Tipos de jornadas do consumidor, segundo Pedrucci:
- Começa a compra pela internet e vai até o fim, muitas vezes até mesmo recebendo o carro em casa
- Começa a busca pela internet e finaliza a compra fisicamente, na concessionária
- Inicia a compra na concessionária, mas em seguida passa a obter informações pela internet
- Compra física: começa e termina na concessionária, sem uso da internet
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.