Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Como transformar o lixo orgânico em adubo

Joel Leite

19/01/2019 13h00

Dá pra fazer adubo em casa, reduzindo o lixo descartado e eliminando o fertilizante para as plantas

Quando se fala em compostagem a gente logo imagina uma operação de grande vulto, realizada num sítio, numa fazenda, para o aproveitamento do material orgânico que seria descartado e produzir nutrientes para a agricultura.

Isso é verdade, a compostagem é uma técnica muito utilizada na área rural como fonte de nutrientes, que funciona como fertilizante natural quando misturado na terra.

Mas a proposta do empresário Bruno José Esperança, diretor da floricultura Esalflores, é ensinar as pessoas a fazer uma compostagem de resíduos orgânicos em casa, utilizando os restos de alimentos descartados na cozinha. Isso contribui para a diminuição do volume de lixo que vai para os aterros sanitários e produz nutrientes que podem ser usados na horta caseira, nos vasos de plantas, evitando o uso de fertilizantes sintéticos.

Mas não é todo o lixo da cozinha que pode ser colocado na composteira.

Ficam fora: restos de carne, leite, laticínios em geral e óleo.

Podem ser colocados: resto de verdura e legume, casca de fruta, borra de café, casca de ovo…

 

Como é feita composteira?

A forma correta é usar três caixas, uma em cima da outra sendo a de cima com tampa, com pequenos furos para fazer a ligação de uma com as outras.

Coloque folhas secas e cerca de 100 minhocas. Vai colocando os resíduos na primeira caixa; quando estive cheia, mude de posição, colocando uma caixa vazia em cima. A caixa de baixo não deve ser furada, ela vai coletar o resíduo líquido, que serve para diluir em água e regar as plantas.

Após três meses o húmus estará pronto e pode ser usado como adubo.

Não, a compostagem não vai exalar nenhum cheiro.

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.