Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Este é o Arrizo à célula a combustível

Joel Leite

29/04/2019 17h18

 

A primeira proposta de carro movido a célula a combustível apresentada pela Chery aconteceu na Olimpíada de Pequim, em 2008. Nesses dez anos o sistema evoluiu para chegar à oitava geração da tecnologia, que está sendo avaliada na China e cujo protótipo conhecemos em uma das fábricas da empresa em Wuhu, na unidade onde ela produz carros de luxo, da marca Exeed.

O Arrizo à célula a combustível funciona, na essência, como um veículo elétrico, sem ruídos. O carro tem autonomia de 500 quilômetros.

A célula a combustível é uma célula eletroquímica que converte energia potencial de um combustível em eletricidade através de uma reação eletroquímica. É, na verdade, uma pilha que converte energia química em energia elétrica, com a alimentação de um combustível qualquer (que, no Brasil poderia ser o álcool).

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.