Novidades levam sedãs compactos a crescimento
– Com três lançamentos, segmento teve aumento de 58,6% nas vendas este ano
– Veja o ranking dos sedãs e quanto cresceu cada segmento no semestre
O sedã compacto foi o segmento que mais cresceu no primeiro semestre, uma alta expressiva, de 58,6%, bem acima do crescimento do mercado de carros e comerciais leves no período, que foi de 10,8%.
Foram licenciados 52.351 carros dessa categoria, contra 33.016 no primeiro semestre do ano passado. O crescimento não foi por acaso: o mercado tem este ano três carros novos, que estão atraindo a atenção do consumidor.
O primeiro a chegar foi o Virtus, lançado em janeiro do ano passado; depois veio o Yaris, que começou a ser vendido em julho e finalmente o Arrizo, em dezembro.
Outra razão do crescimento foi o grande volume de venda para frotistas, que buscam carros com bom custo-benefício: mais baratos, econômicos e confortáveis.
O Virtus foi o mais vendido na categoria, com 21.965 unidades no semestre e também o que mais cresceu: 29,7%. O Yaris, lançado em julho de 2018, vendeu 14.751 no semestre e é o vice líder, enquanto o Honda City, terceiro colocado, vendeu 7.837 unidades e cresceu 23,7%. Na quarta posição, o Cobalt aparece com queda expressiva de vendas: passou de 8.309 no primeiro semestre de 2018 para 6.704 agora. E o Arrizo, que chegou no fim do ano passado, vendeu 1.056 unidades.
Veja o ranking dos sedãs compactos no primeiro semestre de 2019
Além do sedã compacto, outros cinco segmentos tiveram crescimento no semestre, entre eles o dos utilitários esportivos (17,9%), que já vêm num crescimento nos últimos anos, e o dos hatchs pequenos. Foram vendidos 271.177 SUVs, contra 230.082 no primeiro semestre do ano passado e 492.217 hatch pequenos, categoria que mais vende no País e que teve crescimento de 11,5% este ano.
Cresceram também os furgões e as minivans (veja quadro). Houve também novidades no segmento, como o TGE, da MAN, o Expert, da Peugeot e o Jump, da Citroën.
Peruas, sedãs (pequenos, médios e grandes) e hatchs médios perderam espaço no mercado.
Veja o ranking dos segmentos que mais cresceram e os que mais perderam em 2019
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