Ano “começa tarde” e derruba venda de carros
Vendas de 90 mil carros devem mais que dobrar até o fim de janeiro
As baixas vendas registradas na primeira quinzena de janeiro não devem ser levadas em conta para traçar um panorama do que pode ser o ano de 2020 para a venda de carros. Isso porque, o ano começou efetivamente no dia 6, primeira segunda-feira de 2020, sendo que nos dois primeiros dias úteis, 2 e 3, houve um número reduzido de licenciamentos.
Diante disso, até que a venda de 90.141 veículos foi um bom resultado: apenas 2.026 carros a menos que na primeira quinzena de janeiro do ano passado, uma queda de 2,2%. Em relação à primeira quinzena de dezembro a queda foi gigantesca, -29%, o que é facilmente explicado: dezembro de 2019 foi o melhor mês desde 2014.
A média diária de vendas foi de 8.195 carros, número que deve melhorar na segunda quinzena, inclusive porque neste ano o feriado do dia 25, aniversário da cidade de São Paulo, caiu no sábado.
No ranking por marca as primeiras três posições permaneceram: GM (16,6 mil carros), Volkswagen (14.370) e Fiat (12.745) iniciam o ano na liderança, as únicas que obtêm participação acima de 10%. Além de manter uma folgada liderança do Onix, a GM colcolou a versão sedã, o Onix Plus, em segundo lugar no ranking por modelo.
A Toyota foi o destaque da quinzena: ficou em quarto lugar com 9,5%, posição que era na Renault no fechamento do ano. A francesa caiu para o sétimo lugar na quinzena e a Hyundai, sétima no fechamento do ano, está agora em quinto. Ford, Honda, Jeep e Nissan completam a lista das Dez Mais.
Vale destacar o crescimento da Caoa Chery, que fechou 2019 na 14ª posição e aparece em 12º lugar na primeira quinzena de janeiro, superando Peugeot e Mitsubishi.
Veja o ranking das 30 marcas mais vendidas na primeira quinzena de janeiro
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