Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Filtro de partículas reduz 90% dos gases

Joel Leite

04/02/2020 17h06

A poluição do ar causada pelos veículos na cidade de São Paulo afeta diretamente a saúde das pessoas, principalmente aqueles que passam longos períodos no trânsito como motoristas, guardas de trânsito, passageiros e pedestres. Conforme o Instituto de Estudos Avançados da USP, respirar o ar da cidade é como fumar cinco cigarros por dia.

No entanto, a poluição tem sido reduzida nos últimos anos, principalmente por causa das leis que exigem a redução das emissões como o Proconve P8, que vale para veículos a diesel e exige adequação até 2023, e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, estabelecido pela ONU, que prevê a redução da poluição do ar até 2030.

A Umicore, empresa de tecnologia, tem investido na mobilidade limpa e desenvolve um filtro de partículas que diminui o impacto dos gases de efeito estufa.

O filtro é instalado no escapamento dos veículos e reduz até 90% da emissão de gases e da fumaça preta de foligem, retendo e convertendo as partículas poluidoras em gases limpos.

"O filtro é essencial para que os veículos se adaptem às legislações de redução de emissões e melhorem a qualidade do ar", conta Miguel Zoca, gerente da Umicore.

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.