Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Fazenda vertical usa LED para melhorar a produção

Joel Leite

17/03/2020 16h47

Mesmo artificial, a luz aumenta a quantidade e a qualidade dos alimentos

Luca Travaglini, co-fundador e CEO da Planet Farms

A fazenda vertical da Planet Farms, empresa de gestão de hortas e fazendas urbanas na Europa, vai ser equipada com iluminação de led da Phillips para aumentar o rendimento da plantação.

As plantas precisam de luz direta para fazer o processo de fotossíntese e, assim, conseguir se desenvolver e dar frutos, mas no cultivo urbano, nem sempre é possível manter as plantas expostas, por isso, a iluminação artificial pode ser uma saída para aumentar a produção.

A instalação da nova iluminação vai ser feita pela europeia Signify, no laboratório de pesquisa agrícola vertical da Itália, inaugurado em 2019, em Milão. O sistema conta com programação personalizada e o cultivador pode regular a intensidade e as cores da iluminação, para atender às necessidades de diferentes plantas e fases de crescimento.

A fazenda vertical da Planet Farms está em fase de expansão. O objetivo é ocupar 9.000 m², o equivalente a 45 quadras de tênis; a empresa está investindo em outras cinco fazendas que deverão ser inauguradas nos próximos anos.

Kalyne Rannieri, da Agência Autoinforme

 

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.