Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Coronavírus não afeta venda de carros em março

Joel Leite

17/03/2020 11h50

 

Primeira quinzena de março tem crescimento expressivo: 112 mil unidades (10.198 carros por dia)

 

A primeira quinzena de março registrou vendas de 112.185 carros e comerciais leves, o que representa um crescimento de 8,3% em relação a primeira quinzena de fevereiro e um excepcional aumento de 42,9% sobre a primeira quinzena de março do ano passado. Nesse caso, a explicação pelo aumento expressivo é que, no ano passado, o Carnaval caiu no início de março, reduzindo consideravelmente as vendas. A média diária na primeira quinzena de março também foi expressiva: 10.198 unidades.

Mesmo tomando as medidas preventivas, "de forma a garantir a saúde e a vida de todos os colaboradores e clientes" (conforme comunicado da Fenabrave), a rede de revendas não sentiu o impacto da pandemia.

"Até agora, a Fenabrave não aponta redução nos emplacamentos de veículos – diz o comunicado – e garante que os estoques estão normalizados, com garantia de abastecimento entre 45 a 60 dias. Caso haja falta de peças e componentes na produção, é provável que tenhamos queda nos estoques da rede, mas esperamos que a situação se normalize antes que faltem veículos nas concessionárias".

Não há relatos de redução de fluxo de clientes nas lojas, por enquanto. Como as medidas restritivas de circulação mais austeras foram tomadas há poucos dias é possível que o cenário tenha alteração nas próximas semanas.

Assim, os revendedores mantêm as projeções de crescimento para 2020, que é de 9%. Até a primeira quinzena de março o aumento de vendas é de 6,5% com de 488.947 unidades licenciadas, contra 459.156 no mesmo período do ano passado.

Para o especialista do Sebrae, Enio Pinto, a crise é causada fundamentalmente por um problema de caixa: "na medida em que a população se vê forçada a circular menos e evita sair de casa, o consumo de produtos e serviços tende a ter uma queda significativa".

Ele dá como dica para aumentar as vendas e reduzir os custos no momento de crise o aumento do uso das mídias sociais na prospecção e vendas, o reforço das plataformas de vendas online e negociação de prazos e preços com fornecedores.

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.