Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Conheça os 17 carros que já são modelo 2021

Joel Leite

19/03/2020 12h45

Quem comprar o novo Tracker, da GM, vai reparar que o documento do carro consta ano modelo 2021. No caso, as mudanças no carro foram profundas, tanto estéticas quanto técnicas, conforme você pode verificar na reportagem que registrou o lançamento do modelo, na última quarta-feira (18/3/20).

Mas nem sempre a mudança do ano modelo obedece a mudanças importantes no carro. Muitas vezes as montadoras utilizam da estratégia de avançar no ano modelo para "valorizar" o produto no mercado. É por isso que, mesmo estando ainda no primeiro trimestre de 2020, vários carros são ano modelo 2021. O Tracker, portanto, não é exceção. Pelo menos mais 16 modelos já são 2021.

A legislação permite que, a partir de primeiro de janeiro, o carro pode ser registrado como ano modelo do ano seguinte. Para a montadora é uma estratégia interessante, pois "atualiza" o carro e chama o consumidor às concessionárias; para o consumidor, a compra do ano modelo do ano seguinte também é vantajosa, porque ele ficará mais tempo com o carro "do ano". Além disso, o seu carro vai valer mais na hora da revenda, porque o que vale no mercado é o ano modelo e não o ano de fabricação.

O prejudicado com essa política é o comprador do carro usado. Daqui dois ou três anos ele vai adquirir um modelo 2021 que foi comprado em março de 2020, isto é, o carro será mais velho do que o documento identifica.

No total, portanto, são 17 carros que já trazem no documento o registro do ano-modelo 2021, entre eles toda a linha Renault a combustão, os carros de entrada da Volkswagen, alguns modelos Hyundai, Fiat e Caoa Chery.

Veja a lista completa dos carros que já são 2021

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.