Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Vendas devem cair 80% em abril

Joel Leite

10/04/2020 12h20

Mercado registra 1,6 mil carros por dia. Nesse ritmo, tem estoque garantido para 200 dias

Os dez primeiros dias de abril indicam que a crise provocada pelo coronavírus está reduzindo as vendas a pouco mais de 10% do ritmo normal do mercado. Das mais de dez mil unidades diárias que eram licenciadas antes da quarentena, as vendas diárias caíram para 1,3 mil (veja a evolução das vendas no período).

Nesse ritmo, a expectativa é de que abril tenha uma queda história de vendas, na ordem de 80% sobre março, que, com 156 mil unidades, já foi atingido parcialmente pela crise.

Se a quarentena for estendida até o fim do mês e o ritmo de vendas permanecer como no primeiro decêndio, o total de abril não deve chegar a 30 mil unidades, volume sem precedentes. Comparando com as 156 mil unidades licenciadas em março, a queda ficará em torno de 80%.

O mês começou com apenas 1.091 unidades vendidas, no dia primeiro; subiu para 1.718 no dia 2,  mas caiu para menos de 1000 no dia seguinte (veja quadro). Na quarta-feira foi registrada a maior venda desde que foi iniciada a quarentena, com 3.770 carros licenciados.

Veja o ranking por marca e por modelos no período 1 a 9 de abril de 2020

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.