Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Oito de cada dez pessoas querem comprar carro

Joel Leite

24/06/2020 16h15

Pesquisa revela também que 66% rejeitam o transporte público

Apesar dos impactos da Covid-19 no mercado automotivo, com queda drástica das vendas, o consumidor está disposto a comprar carro zero este ano.

Pesquisa feita pelo site de classificados Webmotors em parceria com a Anfavea mostrou um cenário bastante positivo para o setor. Segundo o levantamento, 84% dos consumidores planejam compra um carro zero ainda em 2020.

Apenas 11% responderam que não pretendem comprar ou trocar de carro este ano, sendo que a incerteza financeira foi apontada como o principal fator desse impedimento. Uma parte dos que não pretendem comprar (34%) revela dificuldade de financiamento e 18% não o fazem porque têm dificuldade de vender o seu carro usado.

Os entrevistados consideraram que os altos impostos, as altas taxas de juros e o deságio no pagamento do carro usado na troca são os principais fatores que os impedem de comprar um carro zero.

"Mais do que números, esta pesquisa revela mudanças no comportamento dos consumidores. Creio que parte dessas mudanças permanecerá mesmo após o surgimento de uma vacina ou de tratamentos mais eficazes para a Covid-19", disse Luiz Carlos Moraes, presidente da Anfavea.

Grande parte dos participantes da pesquisa (68%) informou conhecer o leasing, e 41% estariam dispostos a usar esse sistema. Já o carro por assinatura é aprovado por 53%. Uma pequena parcela dos entrevistados (4%) pretende guardar o dinheiro para a compra futura.

O transporte público foi o meio mais rejeitado pelos participantes da pesquisa: 66% descartam o uso desse meio após o fim da quarentena.

Participaram da pesquisa 1.668 usuários do site da Webmotors de todas as regiões do País. A maioria, homens entre 36 a 45 anos e região Sudeste.

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.