Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Aceleramos o Arrizo 6

Joel Leite

09/09/2020 14h34

Sedã da Caoa Chery destaca-se por ser o maior do segmento

O Arrizo 6 é a proposta da Caoa Chery para atuar num segmento importante, exigente, que atende o executivo, o consumidor já calejado, que gosta e conhece bem a tecnologia automotiva, os equipamentos modernos de conectividade segurança.

Fabricado em Jacareí, interior paulista, o Arrizo 6 é um sedã que oferece muito conforto e tem um ótimo acabamento interno, rico em detalhes e com bons equipamentos. Destaca-se por ser o maior e ter o maior porta-malas da categoria.

Na estrada, o motor 1.5 turbo flex acelera fácil e seus 150 cavalos de potência (com álcool) aliados ao câmbio CVT de nove velocidades leva o carro a uma velocidade final em torno de 200 km/h (dado oficial não foi divulgado pela montadora), sem muito esforço. É só pisar e em frações de segundo você sente a força do motor. As arrancadas e retomadas de velocidade dão segurança ao motorista: as repostas são rápidas.

Dirigibilidade agradável, agilidade nas respostas, uma condução desenvolvida pela engenharia da Caoa Chery para se adaptar ao modo de condução do brasileiro, que gosta de uma pegada mais agressiva independentemente do tipo de carro que está comprando

O carro traz o conceito de sedã fastback, que o deixa um visual mais elegante, juvenil, menos conservador, isso graças à forma como a linha do teto se liga à tampa do porta-malas. Esse formato melhora também a aerodinâmica.

Na parte frontal, uma grade com moldura cromada, faróis finos e que avançam nas laterais do carro. Na traseira, lanternas invadem o porta-malas, ligadas por uma barra cromada.

Com o maior porta-malas do segmento (570 litros) e maior comprimento (4,675m), o Arrizo disputa o mercado diretamente com os líderes do segmento: Corollla, Civic, Jetta e demais sedãs médios do mercado, que, juntos, vendem mais de 42 mil unidades mensais (dados de Julho de 2020). A proposta da Caoa é conquistar inicialmente apenas uma pequena parte desse bolo, cerca de 300 unidades mensais.

No interior, tela LCD de sete polegadas e multimídia de nove polegadas, ambas coloridas. Bancos, volante, partes do painel e das portas são revestidos com material de alta qualidade, com bom acabamento.

Versão 2021, o Arrizo 6 vem com teto solar elétrico, rodas de liga leve de 17 polegadas, sensor de estacionamento traseiro, direção elétrica, piloto automático, sistema auxiliar para partida em aclives, acendimento automático dos faróis e controles de rádio e outras funções no volante, que possui regulagem de altura mas não de profundidade.

Ar condicionado com comandos eletrônicos, banco do motorista com regulagem de altura e traseiros com encosto rebatível e descansa-braço central com porta-copos.

Câmera 360 graus, comando de climatização à distância, freio de estacionamento com acionamento eletrônico e função auto hold; destravamento das portas por aproximação, acionamento do motor por botão, rebatimento elétrico dos retrovisores e sistema de som com seis alto-falantes.

Em relação à segurança, o carro oferece airbags frontais e de cortina, laterais para motorista e passageiros. Tem controle eletrônico de estabilidade, controle eletrônico de tração, freio a disco nas quatro rodas com ABS e EBD, indicador de pressão e temperatura dos pneus e de portas abertas, sistema de fixação para cadeirinha de criança e sistema de alarme.

A parceria que a Caoa fez com a Chery está contribuindo para acabar com o estigma de que o carro chinês é isso ou aquilo. A montadora desenvolve os projetos visando o interesse e o costume do consumidor brasileiro e está nacionalizando gradualmente os seus produtos, o que facilita e reduz o custo de manutenção.

O Arrizo, versão única, custa R$ 108.750,00.

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.