Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Fiat domina mercado de picapes

Joel Leite

21/09/2020 15h05

Primeira e segunda no ranking, Strada e Toro somam 43,5% da vendas totais

Sempre presente entre os modelos mais vendidos no mercado brasileiro, a picape Strada alçou para a vice-liderança após a chegada da linha 2021, que foi totalmente modificada. Superou o Ka e o Hyundai HB20 e se aproxima do Onix, que é líder do mercado há quatro anos.

No segmento de picapes ela é líder absoluta, com uma participação de 25,5% das vendas totais, incluindo duas as categorias (média e grande), com 44.843 unidades vendidas este ano (de janeiro até a primeira quinzena de setembro). E a picape que mais ser aproxima da líder é outra represente da Fiat, a Toro, segunda colocada com 18,1% de participação e 31.883 unidades no período.

Ou seja: a Fiat tem quase metade das vendas (exatamente 43,5%) num segmento disputado por 12 modelos de nove marcas e 76.726 unidades vendidas até a primeira quinzena de setembro.

Além da Fiat, Volkswagen e GM também concorrem com dos modelos: a Volks tem a Saveiro (11,5%) e a Amarock (4,8%) e a GM disputa com a S-10, que tem 8,7% de participação e a Montana, com apenas 3%.

Logo após os dois modelos da Fiat, aparece a Toyota Hilux em terceiro lugar com 21.482 unidades no período e 12,2%.

Ranger, L-200, Frontier e Oroch completam o segmento, que é finalizada com a RAM, única grande do mercado, que contribui com uma modesta cota de 961 unidades para a composição do segmento na FCA, com 0,5% de participação.

Veja o ranking de Picapes do período de 1º de janeiro a 20 de setembro 2020

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.