Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Chery e Audi dobram as vendas em 2014

Joel Leite

02/04/2014 15h16

— Chinesa cresce 142% e alemã 104%. As quatro marcas tradicionais perderam participação.
— Veja as marcas que mais cresceram e as que mais perderam no primeiro trimestre.

Atuando em segmentos completamente distintos, a Chery e a Audi tiveram em comum neste ano o excepcional crescimento no mercado. As duas marcas mais do que dobraram o volume de vendas no primeiro trimestre, em relação ao mesmo período do ano passado.

Com um catálogo que reúne 5 modelos entre R$ 30 mil e R$ 52 mil, a marca chinesa vendeu de janeiro a março 2.445 unidades, 142% a mais do que em 2013, sendo que o grande destaque foi o Celer, responsável por 37% das vendas da marca.

No caso da Audi o A3 sedã foi o carro responsável pelo grande crescimento de vendas.

Outras marcas de pequeno volume de vendas tiveram aumentos de vendas expressivos este ano, caso da BMW, terceira que mais cresceu, com aumento de 87.5% em relação ao primeiro trimestre do ano passado e da Míni, que aumentou as vendas em 69,8%.

Num patamar abaixo, mas também com aumento de venda importante, aparecem os veículos comerciais da Iveco (+27,1%), a Shineray (+ 17.5%) e a Chrysler (+15.6%).

A Renault e a Hyundai, que disputam a liderança entre as montadoras novas, também, tiveram crescimento expressivo (acima de 10%) no trimestre: a marca francesa aumento as vendas em 21,7% e a coreana 10,6%.

Nenhuma das marcas tradicionais teve aumento de vendas este ano. A que menos perdeu foi a Ford, que vendeu 0,65% a menos, caindo de 70.849 unidades no primeiro trimestre de 2013 para 70.383 neste ano. A Volkswagen foi a que mais perdeu: vendeu 135.545 este ano, uma queda de -13,6%, pois tinha vendido nos três primeiros meses do ano passado 156.810 carros.

A Fiat perdeu 2,3%, caindo de 178.880 para 174.773 e a GM perdeu 3,0%, passando de 141.103 para 136.820 unidades.

Dezoito, das 40 marcas mais vendidas, tiveram crescimento de vendas este ano, 22 marcas venderam menos do que no primeiro trimestre de 2013.

As marcas Lifan e Rely não foram consideradas porque não atuaram durante todo o primeiro trimestre do ano passado e portanto não pode haver parâmetros de comparação. Se fossem consideradas teriam tido aumentos fora de propósito: 398,2% (Rely) e 1.114,7% (Lifan).

No total, o mercado de carros e comerciais leves vendeu no primeiro trimestre deste ano 774.085 unidades, uma queda de 1,7% em relação ao primeiro trimestre do ano passado, quando foram vendidas 787.705 unidades.

Quem mais cresceu
1º trimestre 2013/1º trimestre 2014
MarcaVendas 2014Crescimento
1) Chery2.445142,30%
2) Audi2.815104,70%
3) BMW3.61587,50%
4) Míni62569,80%
5) Iveco93027,20%

Veja mais

Quem mais perdeu
1º trimestre 2013/1º trimestre 2014
MarcaVendas 2014Queda
1) Chana7372,90%
2) Hafei30559,80%
3) Jeep42651,30%
4) Jinbei21540,40%
5) Jac2.71036,70%

 Veja qual foi a evolução de venda de todas as marcas no primeiro trimestre

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.