Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Potente, confortável e sofisticado. Tudo por R$ 30 mil

Joel Leite

29/05/2014 17h48

— Pelo preço de um popular há boas oportunidades no mercado de usados.
— Fusion 2007, Audi A3 2006, Golf GTi 2005, Aircross 2010, Sentra 2010, Sandero Stepway 2011. 2010-Citroen-AirCross-

Se você tem em torno de R$ 30 mil pra comprar um carro saiba que, com esse dinheiro não vai conseguir muito mais do que um modelo de entrada com motor de 1000cc, como um Up Move 2p, que custa R$ 30,9 mil, um Celta Advantage (R$ 31,9 mil) ou um Palio Attractive (R$ 32 mil). Na melhor das hipóteses vai encontrar um carro mais potente, como um Fiesta Rocan 1.6 ou um Ágile 1.4 por R$ 32 mil ou um Uno 1.4 por R$ 30,2 mil. Ou ainda um carro bem equipado como o Uno Way 1.4 por R$ 33 mil. Um HB20 hatch já passa dos R$ 35 mil. Chevrolet Tracker 2.0 2007. X07CT_TR002BR

Seja qual for a opção no mercado de novos nessa faixa de preço ela terá que se limitar a um carro de entrada. Mas se você fizer uma incursão no mercado de usados verá que com esse dinheiro terá inúmeras – e surpreendentes – opções: carros maiores, mais potentes, mais confortáveis e poderá se arriscar em segmentos que jamais poderia imaginar se a sua opção fosse pelo 0km. airtrek_2007

Estudo feito pela Agência Autoinforme com a cotação da Molicar mostra que o mercado oferece 460 opções de modelos seminovos e usados na faixa entre R$ 30 mil e R$ 33 mil. zafira-2009

Você sabia que com R$ 31,4 mil poderá ser dono de um Fusion 2007, o sedã grande da Ford, que tem um motor 2.3 de 162 cavalos e equipamentos como air bag de cortina, ar condicionado automático, teto solar, bancos elétricos e demais equipamentos. Pode comprar também, por R$ 30,9 mil, um Omega 2005, o luxuoso e potente topo de linha da GM na década de 2000, o carro tem um motor V6 de 258 cavalos e itens de sofisticação. Na mesma categoria, é possível comprar por um preço semelhante (R$ 32 mil) um Toyota Camry 2005 3.0 V6 ou um Passat 2.8 V6 nas versões sedã (R$ 30,8 mil) e perua (Variant), ano-modelo 2005, avaliada em R$ 31,8 mil. Todos eles com câmbio automático. Grandis_2006

Quer um esportivo? Também tem: um Audi A3 com um motor 1.8 turbo de 180 cavalos e câmbio tiptronic modelo 2006 sai por R$ 30,5 mil, um Golf GTi 2005 com motor de 180 cavalos por R$ 30,2 mil. Já um Subaru Impreza 2009 com tração integral bem mais novo custa R$ 32 mil. sentra-flex-2010

No segmento de carros para família é possível encontrar boas oportunidades na faixa dos R$ 30 mil. Que tal uma Zafira 2009 flex por R$ 31 mil ou uma Grand Sènic 2008 por R$ 32 mil. FUSION2007

Você pode ter um carro mais velho, mas bem maior e mais confortável, caso do Mitsubishi Grandis 2006, avaliado em R$ 31,7 mil. Ou, se preferir, um carro bem mais novo, como a Xsara Picasso flex 2012, que custa R$ 30,5 mil.

Pelo mesmo valor é possível comprar um carro com tração nas quatro rodas com idade entre cinco a sete anos, caso do Nissan X-Trail 2006, do Mitsubishi Airtrek 2007 e do Tracker 2009, este com opção de reduzida.

Se você ler com atenção a lista de usados (carros de 2005 a 2014) vai perceber que existe uma infinidade de boas oportunidades. Tem carro para todos os gostos, de todos os tamanhos e todos os segmentos, muitos deles seminovos, como um Citroën Aircross 2010, um New Fit 2010, um HB20 2012, uma Grad Livina 2010, um Sentra 2010, um Sandero Stepway 2011 e um Up 2014 quase zero.

Claro que o carro zero quilômetro dá ao consumidor a tranquilidade  da garantia, mas do ponto de vista financeiro a melhor opção é o seminovo, uma vez que – conforme o índice Autoinforme/Molicar sobre Depreciação – nos dois primeiros anos de vida o carro tem a maior desvalorização de preço (veja a lista dos carros mais depreciados do Brasil)

Veja as 460 opções de carros usados entre R$ 30 mil a R$ 33 mil

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.