Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Venda diária é a pior do ano; no acumulado queda é de 8,3%

Joel Leite

01/08/2014 10h32

– Mesmo com maior número de dias úteis (23), julho vendeu apenas 279,6 mil, 12,1 mil carros por dia.
– Queda no acumulado do ano (8,3%) é bem maior do que a estimativa (já revista) pelos fabricantes (5,4%).

 

Embora tenha registrado o maior volume nos últimos três meses, as vendas de carros em julho não podem ser consideradas satisfatórias para o setor. Foram licenciados, conforme dados provisórios do Renavam, 279.810 unidades, 11,4% a mais do que no mês passado.

Mas…. e aqui vão muitos "mas". Vejamos:

A comparação com o mês da Copa, com tantos feriados e atribulações, não é a melhor das avaliações. Já na comparação com julho do ano passado as vendas caíram 13,6%: naquele mês do ano passado foram vendidos 323.866.

O outro "mas" é que julho de 2014 teve 22 dias úteis inteiros, mais o Nove de Julho, feriado em São Paulo, mas dia normal no resto do Brasil. Foi o maior mês do ano, por isso a expectativa era de um volume maior de licenciamentos.

Tanto que as vendas diárias foram as piores do ano: 12.166, e bem abaixo da média, que é de 13.025.

O resultado é que aumentou a queda de vendas no acumulado de janeiro a julho. Com apenas 1.862.880 carros e comerciais leves vendidos nos sete primeiros meses do ano, 2014 apresenta uma queda de 8,3% em relação ao mesmo período do ano passado (2.031.500), quer dizer: o mercado está em franca decadência.

No ranking por montadora, Fiat na liderança com 58.780 unidades, GM em segundo com 50.199 e Volkswagen em terceiro, com 48.828. Ford e Hyundai completam a lista das cinco marcas mais vendidas.

Em seguida aparece a Renault, que durante o decorrer do mês perdia a posição para a Toyota, mas recuperou-se no último dia, com o Logan vendendo 736 unidades: foi o segundo carro mais vendido ontem.

Quatro japonesas fecham a lista das dez mais vendidas: Toyota, Honda, Nissan e Mitsubishi.

Veja o ranking de vendas por marca de Julho/2014

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.