Volta do IPI em janeiro deve aquecer o mercado
— Concessionárias estão contando com corrida às compras no fim do ano
Os revendedores de carros acreditam que as vendas vão melhorar nos últimos meses do ano, especialmente em dezembro, quando muita gente deverá recorrer às compras para aproveitar o preço do carro com o desconto do IPI.
Segundo o presidente da Fenabrave, Flávio Meneghetti, não há possibilidade de nova prorrogação do desconto, uma vez que dia 1 de janeiro toma posse o novo presidente (ou presidenta) da República. "Mesmo em caso de reeleição de Dilma Roussef o IPI deverá voltar ao percentual histórico", aposta o dirigente.
A redução do IPI ocorreu em 24 de maio de 2012. No caso de carro com motor 1.0 o imposto, que era de 7%, foi eliminado. Para carros com motor de 1001cc a 2000cc o IPI caiu de 13% para 6,5%. Para os motores com a mesma cilindrada, mas com tecnologia flex o IPI caiu de 11% para 5,5%, enquanto os carros com motor acima de 2001cc não tiveram o IPI reduzido.
Em 2013 houve um pequeno reajuste no imposto; carros com motor 1.0 passaram a pagar 2%, com motor 2.0 a gasolina passaram de 6,5% para 8% e os 2.0 flex de 5,5% para 7%.
Para 2014, o governo cogitou retomar as taxas normais de IPI, mas diante da perspectiva de queda nas vendas (que acabou se confirmando) foi mantido o aumento de apenas 1 ponto percentual, com os carros 1.0 passando de 2% para 3% e o 2.0 de 8% para 9% (gasolina) e de 7% para 8% (flex).
Para os carros com motor acima de 2001cc a gasolina e flex, os impostos não foram reduzidos em 2012 e ficaram 25% e 18% respectivamente.
Portanto, a partir de primeiro de janeiro o IPI para carros de passeio será de:
Para carros até 1000cc – 7%
Para carros de 1001cc a 2000cc gasolina – 13%
Para carros de 1001cc a 2000cc flex – 11%
Para carros acima de 2001cc gasolina – 25%
Para carros acima de 2001 cc flex – 18%
A situação da Indústria automobilística não está nada fácil esse ano, veja a matéria Gol com "juro zero", para recuperar as vendas.
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