Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Inflação do carro sobe 0,13% em setembro

Joel Leite

06/10/2014 13h13

– Preço da lavagem do carro segue em alta. Etanol e gasolina ficam mais baratos.

A Inflação do Carro da Agência AutoInforme fechou setembro com alta 0,13%, índice inferior ao registrado em agosto (veja gráfico), mas no acumulado do ano o índice mantém alta de 2,82%.

O índice é menor do que o registrado pelo IPC da FIPE, que foi de 0,21% em setembro. No acumulado do ano o IPC é de 3,8%.

O resultado da Inflação do Carro foi inferior ao registrado no mês anterior, isso porque os combustíveis tiveram queda de preço em setembro. A gasolina ficou 0,72% mais barata e o preço do etanol 0,98%.

O que vem chamando atenção nos últimos meses é a alta no serviço de lavagem do carro, que novamente foi o item que mais subiu entre todos os pesquisados para a composição da Inflação do Carro (peças, serviços, combustíveis, impostos de circulação e seguros). A lavagem simples do carro ficou 2,86% mais cara no mês, acumulando uma alta de 11,9% no ano. A lavagem completa, aquela em que o carro é levantado e esguichado por baixo, encerado, e com limpeza no motor, subiu 2,5% em setembro.

A necessidade de economizar água alterou a rotina do consumidor e forçou mudanças no serviço de lavagem. É comum encontrar três preços diferentes dependendo do tamanho do carro, pequeno, médio ou grande, o que é novidade, porque o normal era um preço só para carros de passeio e outro para utilitários e picapes.

O terceiro item que mais subiu foi o estacionamento. Estacionar por período de duas horas ficou 1,78% mais caro.

Veja os itens que mais subiram e caíram de preços em setembro

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.