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Ka, Up e HB20, qual o melhor 3C?

Joel Leite

24/10/2014 18h10

– O Up é mais econômico na cidade, o Ka na estrada; o HB20 é maior e mais confortável, mas Ka e Up têm mais itens de segurança
– Veja qual a melhor opção de compra entre os três carros motor de 3C

O motor três cilindros, menor, mais moderno, mais econômico e menos poluente, passou a ser a opção de vários carros de entrada no mercado brasileiro. As três montadoras acreditaram no equipamento e passaram a oferecer esse tipo de propulsor, que parece ter agradado o consumidor. Escolhemos um carro de cada marca para fazer esse comparativo financeiro, isto é: uma análise de todos os atributos que cada carro tem: preço, estrutura, equipamentos de série e opcionais, conforto e custo de rodagem. O objetivo é dar a oportunidade ao leitor comparar cada uma das opções do ponto de vista objetivo, racional, sem levar em conta os atributos emocionais, como o prazer de dirigir e a paixão pela marca ou pelo modelo.

Portanto, despidos de emoção, Ka, Up e HB20 disputam a preferência daqueles que, antes de tudo, pensam duas vezes antes de investir o seu suado dinheirinho.

Uma rápida olhada na tabela comparativa indica que há, sim, diferença entre eles: enquanto o Ka oferece mais equipamentos de segurança, o HB20 tem mais itens de conforto e o Up é mais econômico, mas de uma forma geral os três são bem completos e parecidos. A começar pelo preço: o Ka SEL e o HB20 For You custam exatamente os mesmos R$ 39.990,00, sendo que o Up Black/White/Red começa com uma pequena vantagem: é R$ 600,00 mais barato.

O HB20 dá o troco no prazo de garantia de fábrica: oferece cinco anos, enquanto os seus concorrentes apenas três. Mas o carro da Hyundai perde quando o assunto é desempenho: o motor 1.0 gera 80 cavalos abastecido com álcool, contra 82 cavalos do Up e 85 do Ka (todos são motor de 1000cc). O Ka ganha também na velocidade máxima (166km/h, contra 165km/h do Up e 160 km/h do HB20), mas na aceleração o melhor é o Up, que faz de 0 a 100 km/h em 12,4s, contra 13,9s do Ka e 14,9s do HB20, o mais lento.

Na hora de parar no posto de combustível para abastecer, quem vai de Up leva vantagem se a proposta de uso do carro for nos centros urbanos. O pequeno da Volkswagen é mais econômico tanto com álcool quanto com gasolina: faz 9,1 km/l de álcool e 13,2 km/l com gasolina na cidade. Na rodovia o mais econômico é o Ka: faz 10,4km/l com álcool e 15,1 km/l com gasolina. O HB20 também ganha do Up no consumo rodoviário com gasolina.

Quando o assunto são as dimensões o carro da Hyundai leva vantagem: tem o maior entre-eixos (2,5 m), o maior porta-malas (300 litros), embora o Ka seja mais largo (1.695mm) e mais alto (1525mm). O HB20 é o mais baixo (1470mm), mas é o mais comprido dos três: 3,9m.

Em relação a equipamentos, o Hyundai supera de longe os concorrentes quando o assunto é conforto. Ele tem de série todos os itens relacionados, enquanto o Up oferece os bancos de couro apenas como opcionais e nem disponibiliza o ajuste do volante em profundidade. O Ka não oferece o ajuste do volante e também ajuste elétrico dos retrovisores e bancos de couro. Todos esses itens o HB20 traz de série.

No que se refere a segurança, o Up é o que oferece o maior número de equipamentos de série. Dos itens consultados, o carro da Volks não disponibiliza apenas quatro: controle de estabilidade, controle de tração, assistente de partida em rampa e vidros elétricos traseiros. O curioso é que o Ka tem esses quatro de série mas não disponibiliza seis equipamentos que o Up tem, são eles: cintos de segurança com pré-tensionador, encosto de cabeça para todos os passageiros, luz traseira de neblina, repetidoras laterais das luzes de seta, sistema de fixação para cadeirinha de crianças e sensores de estacionamento. Já o HB20 é o menos equipado em itens de segurança: tem de série apenas cintos de segurança com pré-tensionador, retrovisores com repetidores das luzes de seta e sistema de fixação para cadeirinhas. O bluetooth é opcional no Hyundai e de série nos concorrentes.

O Hyundai HB20 é o que disponibiliza mais itens de conforto, entre os de série e opcionais listados, enquanto Ka e Up seguem quase o mesmo padrão de itens. O HB20 tem de série, por exemplo, o ajuste do volante em profundidade e luz no porta-luvas, itens que os seus concorrentes não disponibilizam nem como opcionais. Mas o up se destaca para quem gosta de câmbio automatizado, é o único dos três que oferece este item.

O Up supera os concorrentes em relação ao preço de conserto. O carro da Volks ganhou nota 11 da Cesvi no índice de reparabilidade. O seguro do Ka é o mais barato (R$ 2.180,00) e o do Up o mais caro (R$ 2.662,00). O seguro do HB20 é R$ 2.620,00. O índice de Depreciação (Maior Valor de Revenda) do HB20 é de -9%, isto é: ele perde 9% do valor depois de um ano de uso (é o único dos três que já está o mercado há mais de um ano).

O HB20 é o mais vendido dos três. Com 9.904 unidades em setembro o carro da Hyundai ocupa o quinto lugar no ranking, enquanto o UP e o Ka ainda não entraram na lista dos dez mais vendidos.  Ka ficou em 12º lugar em setembro, com 7.094 unidades e o UP em 14º lugar, com 6.273 carros vendidos. Vale lembrar que nos números do HB20 está incluída a versão 1.6, enquanto os concorrentes oferecem apenas uma opção de motor: o 1000cc 3c.

Considerando apenas as versões com motor três 3 cilindros, o Ka é campeão de vendas, seguido pelo Up e HB20.

Veja a tabela comparativa dos três modelos com motor 3C 

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Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

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