Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Vendas em novembro surpreendem: 15 mil carros por dia!

Joel Leite

10/11/2014 19h16

— Mesmo com apenas vinte dias úteis, mês poderá passar dos 300 mil carros. Hyundai e Toyota crescem e deixam Renault em sétimo lugar

Fazia muito tempo que o mercado de carros não tinha um desempenho tão bom. A média de vendas na primeira semana de novembro chegou perto das 15 mil unidades diárias, nada mal para um setor cuja melhor média diária neste ano foi de 13.988 carros, registrada em abril.

As boas vendas têm animado os revendedores, que ainda esperam uma redução de queda de vendas nos últimos dois meses do ano. Até outubro as vendas de carros e comerciais leves caíram 8,7%. Os mais otimistas esperam que esse número caia para 6 a 7% (veja matéria).

Esses números podem estar distorcidos porque no último dia útil de outubro (31, sexta-feira) o Detran não funcionou por causa do ponto facultativo que comemorou o dia do funcionalismo público. As vendas daquele dia foram registradas em novembro. Apesar disso, o movimento é grande nas concessionárias. Se o mercado mantiver esse ritmo, as vendas devem ultrapassar as 300 mil unidades.

Com 74.611 unidades na primeira semana, a média diária de vendas foi de exatamente 14.922, conforme números provisórios do Renavam.

No ranking por marcas, a novidade é a queda da Renault nesta primeira semana. A marca francesa tem apenas 5,36% do mercado (4 mil carros). A Hyundai, em quinto, vendeu 6.037, com crescimento do HB20, e a Toyota, sexta colocada, vendeu 5.405. Na frente delas, as quatro líderes: Fiat (15.002), GM (14.119), Volkswagen (11.656) e Ford (7.467).

Veja o ranking de vendas na primeira semana de novembro

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.