Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Elétricos e híbridos em alta velocidade

Joel Leite

14/11/2014 17h03

Aceleramos os carros que vão inaugurar uma nova era do setor automobilístico. Eles não devem nada ao carro à combustão

A era dos carros elétricos e híbridos está próxima, as montadoras investem em tecnologias para desenvolver veículos que se movem com energia elétrica, ou que usem pouco do motor a combustão em parceria com o elétrico, para poluir menos e economizar.

E quem imagina que o carro elétrico não tem potência, ou tem pouca autonomia, está enganado. Atualmente existem carros elétricos e híbridos com diversas capacidades, desde veículos para duas pessoas e com autonomia de 40 quilômetros, até carros esportivos, como BMW, Audi e Lexus, com belos motores elétricos e híbridos.

O que dificulta a chegada deles no País são as tributações. Mas isso também está mudando, recentemente foi aprovada a lei que reduz o IPI para carros híbridos em até 0% (veja matéria).

Para os carros totalmente elétricos, existem entraves maiores, como a necessidade de instalação dos pontos de recarga e um estudo mais detalhado sobre qual impacto desses carros no consumo de energia do País.

Para comprovar a capacidade dos veículos híbridos, fomos convidados pela SAE Brasil, para testar cinco veículos no campo de provas da General Motors, em Indaiatuba, interior de São Paulo.

Os carros selecionados para o evento foram o Zoe, totalmente elétrico da Renault, o híbrido Volt, da Chevrolet, o Prius, híbrido da Toyota, o CT200H, híbrido da Lexus e o híbrido Audi A3 E-tron (que não avaliamos por causa da agenda apertada).

O intuito do evento era testarmos a fundo a capacidade de cada motor, pois a pista selecionada para o test-drive tinha formato oval, e uma de suas faixas se tornava uma reta infinita, quando o veículo pode atingir a velocidade máxima.
Com isso, pudemos pisar fundo e conhecer a real capacidade de alguns veículos híbridos e elétricos, tudo isso com a segurança. O Prius foi o mais veloz, atingindo 190km/h.

Começamos o test-drive com o Zoe, o hatch elétrico puro da Renault com lugar para cinco pessoas, com belo espaço interno, tanto no banco dianteiro, quanto no traseiro. O carro é 100% silencioso, a aceleração é eficiente e chega a 140 km/h com facilidade, comprovando que ele tem condições de rodar ao lado de carros movidos a gasolina. O Zoe tem câmbio automático, motor de 88 cavalos e autonomia de 210 quilômetros com uma carga na bateria.

O Prius, da Toyota, tem um desempenho surpreendente: ótima aceleração e excelente retomada. Tanto para rodovias, quanto para andar na cidade, o carro se comporta igual aos que tem motor a combustão. Destaque para o belo motor 1.8 a combustão de 99 cavalos, que trabalha em parceira com o elétrico de 650 volts. Na soma são 138 cavalos, com transmissão automática CVT. A autonomia do carro fica em 20 km/l (dependendo do modo de condução) e o carro usa apenas o motor elétrico em velocidades menores que 70 km/h.

O terceiro carro avaliado foi o Volt, híbrido da Chevrolet, que tem configuração interna 2+2 e câmbio automático. A velocidade máxima fica limitada eletronicamente em 150 km/h. O motor 1.4 a combustão é acionado em percursos mais longos ou em velocidades mais altas, para trechos urbanos o carro roda apenas com o motor elétrico, com autonomia de 60 quilômetros. Apesar de parecer um pouco pesado, o carro anda bem, tem boas acelerações e retomadas de velocidade. A estabilidade em alta é boa e a dirigibilidade também.

O quarto e último carro avaliado foi o Lexus CT200H, híbrido e esportivo de luxo, que tem motor a combustão 1.8 e outro elétrico, que trabalham juntos.
A transmissão é CVT e você quase não sente as trocas de marchas, a aceleração poderia ser melhor por se tratar de um esportivo, mas o carro não deixa a desejar, em comparação com os veículos movidos apenas a gasolina.

A estabilidade e a dirigibilidade são pontos fortes do CT200H, o motorista fica com o carro "na mão". Em comparação com veículos movidos à gasolina, ele só deixar a desejar nas acelerações, de resto, estaria pronto para encarar as ruas e estradas brasileiras.

Caio Bednarski

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.