Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Ka é o que mais cresce. Corolla, Fit e March vendem 60% a mais

Joel Leite

29/04/2015 16h53

– Só 12 carros aumentaram as vendas no trimestre; Fiesta (-60%) e Gol (-54%) foram os que mais perderam

Ford-Ka-2015

Sem estar efetivamente presente no mercado no primeiro trimestre do ano passado, o Ka, agora renovado, acabou se transformando no carro que mais aumentou as vendas no primeiro trimestre deste ano. De vendas irrisórias (3,2 mil unidades), o modelo de entrada da Ford vendeu 22,8 mil no primeiro trimestre deste ano, um aumento de mais de 600%.

Volkswagen_Up!

Assim como o Ka, o Up, da Volkswagen, que foi lançado em fevereiro do ano passado, não teve o primeiro trimestre cheio de vendas, com isso, aumentou facilmente o volume vendido, crescendo 193% este ano. Foram vendidas 17.199 unidades de janeiro à março deste ano, contra 5.817 no mesmo período de 2014.

Toyota_Corolla_2016_Gli manual

Corolla, Fit e March também estão entre os fenômenos de 2015. Neste ano de crise, em que o mercado de carros e comerciais leves registra queda de 17% no trimestre, os três aumentaram as vendas este ano em mais de 60%.

honda-fit-2015

O Corolla saltou de 8.822 unidades em 2014 para 14.597 carros nos três primeiros meses deste ano, um aumento de 65,5%. Nada mal para um período em que o mercado de carros e comerciais leves teve uma queda de 17%. O aumento de vendas do Corolla foi fundamental para o crescimento da Toyota no mercado: a japonesa cresceu 12% em vendas no primeiro trimestre, saltando de 36.525 unidades para 41.053 em 2015.

N

Já a Honda teve dois modelos com grande aumento de vendas no trimestre, responsáveis pelo crescimento de 12,5% no mercado. O Fit vendeu este ano 14.416 carros, contra 8.772 no mesmo período do ano passado, o que lhe garantiu um crescimento de 64,3%, enquanto o City subiu de 6.683 para 8.454 unidades, 26,5% a mais.

honda-city-exl-2015

O outro que cresceu na faixa dos 60% foi o March, que a Nissan nacionalizou a partir de abril de 2014. O pequeno japonês vendeu 63,7% a mais, passando de 4.247 para 6.954 unidades no trimestre.

Nissan_sentra 2015

Cinco modelos tiveram aumento acima de 10% este ano: o Sentra (3.671 unidades e crescimento de 14,4%), o Prisma (18.790 e 13,4%), a Saveiro (16.866 e 12,8%), o HB20s (12.656 e 10,8%) e o Ix35, que vendeu 3.250 e cresceu 10,7% no trimestre.

Chevrolet_Prisma_frentlat_2015

Mais dois modelos, Clio e Classic, completam a seleta lista dos carros que aumentaram de vendas neste ano. Todos os outros venderam menos do que no primeiro trimestre do ano passado, sendo que uma boa parte perdeu menos do que a média do mercado.

Os perdedores

Ford_NewFiesta_frentlat_2014

Outros, porém, tiveram quedas superiores à média do mercado. Dos 18 carros que integram a lista dos que mais perderam, o Fiesta hatch foi o que teve a maior queda: – 60%. O carro da Ford, que no primeiro trimestre de 2014 vendeu 31.139 unidades, neste ano não passou de 12.437. O Gol, que perdeu a liderança no ano passado, não conseguiu se recuperar e fechou o primeiro trimestre com uma queda de 54,2% nas vendas, passando de 48.292 para 22.100.

gol rallye_2015

Citroën C3, Cruze sedã e Punto também perderam acima de 40% das vendas, enquanto Civic, Fox, Siena, Cruze hatch e Uno perderam na faixa dos 30%.

Veja a lista dos carros que mais cresceram e perderam em relação ao primeiro trimestre de 2014

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.