Crise não impede aumento de preço
– Alta em abril foi de 0,5%. Carro já está 3,93% mais caro no ano
A crise por que passa o setor automobilístico, que amarga uma queda de vendas de 18,4% nos quatro primeiro meses do ano, não foi o suficiente para frear o aumento dos preços. Pesquisa feita pela Molicar junto a revendedores de carros indica um aumento médio de 0,5% em abril.
O levantamento é feito com base no preço praticado do carro zero, nas concessionárias e no mercado paralelo, resultando no índice Preço de Verdade.
No acumulado do ano o carro zero já subiu 3,93%. O índice, mesmo sendo menor do que a inflação medida pelo IPC da Fipe (4,72%) é alto considerando a pouca procura verificada nas concessionárias nos últimos meses. As montadoras, portanto, conseguiram repassar o índice do IPI, que retornou ao preço do carro em janeiro de 2015.
Das marcas tradicionais apenas a Ford teve queda de preços em abril, -0,3%. Os preços da Fiat aumentaram 0,4%, portanto abaixo da média, mas Volkswagen (+1,1%) e GM (+2,4%) tiveram aumentos expressivos.
A marca que mais subiu de preço foi a chinesa Rely, com alta de 6% no mês. Em seguida, aparecem (veja quadro) a Ssangyong (+4,7%) e a Jeep, cujos preços subiram 4,2% em abril.
Outras marcas tiveram aumentos acima da média, caso da Toyota, com + 1.9%, da Mitsubishi e Audi com + 1,3% e Peugeot, cujos preços subiram 1,3%.
Os preços da Mercedes-Benz foram os que mais caíram em abril. Os carros da marca alemã ficaram 4,6% mais baratos. A BMW também caiu: – 0,8%. Renault (0,5%) e Nissan (-0,7%) também tiveram quedas expressivas de preço.
A picape Rely 1.0 foi o modelo que mais subiu de preço em abril, conforme cotação Molicar, com um aumento de 17%. Em seguida, vieram o sedâ Altima, da Nissan, com alta de 16,6%; o Subaru Legacy, +16,3% e o Chery Celer, com + 14,7% (veja a lista).
O Audi TT, foi o carro que mais caiu de preço (-12,6%), mas, por conta do modelo novo que será lançado em breve. Em seguida vem o Volvo V40, que foi o segundo carro que mais caiu de preço (-11,6). O terceiro carro que mais caiu de preço foi o T6, da Jac, (-11,4%). Confira a lista completa.
Os carros que mais subiram de preço
abril/2015
MARCA_MODELO | Var. % |
RELY Q22D PICK-UP EX(C. Est.) 1.0 16v Gas. 2p | 17,1 |
NISSAN ALTIMA SL 2.5 V-6 (Aut.) Gas. 4p | 16,6 |
SUBARU LEGACY SD GT AWD-AT 2.5 16v Gas. 4p | 16,3 |
CHERY CELER HATCH 1.5 16v(FlexFuel)(Nac.) Eta./Gas. 4p | 14,7 |
PEUGEOT RCZ COUPE 1.6THP 16v(Tiptronic) Gas. 2p | 13,7 |
AUDI R8 SPYDER 5.2 V-10 FSI-QUATTRO(R-Tronic) Gas. 2p | 12,6 |
SSANGYONG NEW KORANDO GLS 4X4 2.0 16V TB XDI AT Dies. 4p | 12,5 |
CHEVROLET ONIX HATCH LT 1.0 8V SPE/4(Flex) Eta./Gas. 4p | 12,0 |
PEUGEOT 2008 ALLURE 1.6 16v(FlexStart) Eta./Gas. 4p | 12,0 |
Os dez carros que mais caíram de preço
abril/2015
MARCA_MODELO | Var. % |
AUDI TT COUPE 2.0 16v TFSI(S-Tronic) Gas. 2p | -12,6 |
VOLVO V-40 HATCH COMFORT 2.0 TB(AT) Gas. 4p | -11,6 |
JAC T6 2.0 16v(JetFlex) Eta./Gas. 4p | -11,4 |
MERCEDES-BENZ GL 63 AMG 4-MATIC 5.5 V-8 BI-TB Gas. 4p | -11,3 |
MERCEDES-BENZ GL 500 BLUEEFFICIENCY 4.7 V-8 Bi-Turbo Gas. 4p | -11,2 |
MERCEDES-BENZ E 63 AMG 5.5 V-8 BI-TB 4MATIC Gas. 4p | -11,2 |
MERCEDES-BENZ S 500 L 5.5 V-8(N.Serie) Gas. 4p | -10,9 |
BMW 320i SPORT GP 2.0 16v TB(ActiveFlex)(Nac.) Eta./Gas. 4p | -10,9 |
MERCEDES-BENZ SLK 55 AMG 5.5 V-8 Gas. 2p | -10,8 |
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.