Vendas caem, mas preço do carro sobe 4,4% este ano
– Só em maio o Preço de Verdade do carro zero teve alta 0,5%
O setor de carros está colocando em cheque a lei da oferta e da procura, segundo a qual, quando a oferta excede a procura, o preço cai, e vice versa.
Claro que o comportamento do consumidor não é influenciado apenas pelos preços; fatores como o desejo e a necessidade de compra podem influenciar no preço.
Mas é mesmo estranho o comportamento dos preços do carro zero nos cinco primeiros meses do ano: enquanto as vendas despencam, registrando queda de 20,9% até maio, e ações de marketing não são suficientes para levar o consumidor às concessionárias, o Preço de Verdade do carro zero, isto é, o preço realmente praticado no mercado, registrou uma alta de 4,4%, conforme levantamento da Molicar (veja gráfico).
O curioso é que a Fiat, marca que mais perdeu vendas no período (veja matéria), foi a que teve os maiores índices de aumento entre as empresas de grande volume: os carros da Fiat registraram alta de 2,7% em maio. Hyundai (+1,6%), Ford (+1,5%) e Renault (+0,5%) também tiveram aumentos expressivos no mês passado (veja gráfico).
Entre as marcas que tiveram as maiores quedas de preço em maio, destaque para a Volkswagen (-0,3%), Citroën (-05%), Chevrolet (-0,6%) e Honda, cujos preços caíram 0,9% em maio (veja gráfico).
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