Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Honda cresce e aumenta participação. E chora

Joel Leite

13/01/2016 12h04

– Marca vendeu 11,2% mais e participação subiu de 4,14% para 6,19%
– Veja as marcas que mais cresceram e as que mais perderam em 2015

Honda_Fit_frenlat_2016

O balanço do ano mostra que a Honda tinha previsões realmente promissoras para 2015. Eu diria equivocadas. Tanto que encerrou o ano lamentando as dificuldades e as vendas limitadas, a ponto de abortar a inauguração da fábrica em Itirapina no final do ano passado e deixar em suspenso a sua inauguração.

Não, a Honda não teve queda de vendas de 37% como a Fiat e a Volkswagen ou 32% como a GM; muito menos perdeu 33% como a Kia, 44% como a Chery ou 40% como a JAC (veja no quadro quem ganhou e quem perdeu em 2015). A Honda, na verdade, foi a marca que mais cresceu em vendas no ano passado entre as de grande volume (as dez mais), com aumento de 11,2%, com 15.489 unidades a mais do que o ano anterior e alcançou seu recorde histórico.

Foi também a marca que mais conquistou participação no mercado interno, cresceu 2,05 pontos percentuais, saltando de 4,14% para 6,19%.

Entre as (poucas) marcas que aumentaram a participação no mercado, a Honda foi a única que cresceu também em volume de vendas: saltou de 137.913 unidades em 2014 para 153.402 em 2015. Toyota (+1,23%) e Hyundai (+1,14%) também aumentaram a participação em mais de um ponto percentual, mas ambas perderam em volume: a Toyota vendeu apenas 175.830 unidades, contra 195.450 em 2014 e a coreana caiu de 237.157 para 204.683. A outra que teve um aumento de participação expressivo foi a Jeep, que partiu de uma base inexpressiva (0,01%) e conquistou 1,59% no primeiro ano do Renegade.

Outras marcas que aumentaram a participação foram Ford, Nissan e Renault, apesar de terem diminuído as vendas (veja quadro) e as três alemãs de luxo, Mercedes-Benz, Audi e BMW, que ainda tiveram aumentos expressivos no volume de vendas em relação a 2014: a Audi, por exemplo, vendeu 17.541 unidades, contra 12.487 no ano anterior.

Outro aspecto a destacar no quadro do balanço de 2015 é inexistência de crise no mercado de luxo. Todas as marcas de luxo tiveram crescimentos expressivos. Além das três alemãs, aumentaram vigorosamente as vendas no ano da crise de 2015 a Volvo (+22%), a Subaru (+45%), a Lexus (+64%) e a Jaguar (31%).

Veja quem ganhou e quem perdeu em 2015

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.