Vendas continuam críticas
– Mês teve queda de 20,9% em relação a maio de 2015 e um falso crescimento (2,9%) sobre abril
Maio foi mais um mês sofrível na venda de carros, com apenas 162.184 unidades, o que significa uma queda de 20,9% em relação a maio do ano passado (204.979 unidades).
O aumento de 2,9% em relação a abril (157.158) não deve ser considerado, uma vez que maio teve um dia útil a mais. Assim, as vendas diárias, índice que indica com mais precisão o movimento do mercado, também caíram no mês passado: foram apenas 7.723 unidades, contra 7.877 por dia em abril.
Agora, o balanço do ano registra uma queda de 26,3%: é essa a queda de vendas de janeiro a maio em relação ao mesmo período do ano passado.
A GM se firma como líder, ficando em primeiro lugar mais uma vez em maio, com 27.754 unidades e uma participação de 17,1%. A Fiat, em segundo, vendeu 23.750 carros e ficou com 14,6% e a Volkswagen 21.297, com 13,1%.
Foram vendidos este ano 784.802 carros e comerciais leves, contra 1.065.287 nos primeiros cinco meses do ano passado.
Na lista das dez marcas mais vendidas não há novidades: a Hyundai mantém a posição conquistada este ano entre as quatro maiores do Mercado: vendeu 16.709 em maio e ficou com 10,3%, deixando pra trás a Toyota (14.561 e 9%) e a Ford (13.903 unidades e 8,6%).
Renault, Honda, Jeep e Nissan, nesta ordem, completam a lista das dez mais vendidas.
Peugeot e Citroën saíram definitivamente da lista das dez mais: ficaram em 11º 12º lugar respectivamente. A seguir aparecem as alemãs de luxo: Mercedes-Benz, BMW e Audi.
RESUMO
Abril/16 | Maio/16 | Var.% | |
Total | 157.578 | 162.184 | 2,9 |
Maio/15 | Maio/16 | Var.% | |
Total | 204.979 | 162.184 | -20,9 |
2015 | 2016 | Var.% | |
Total | 1.065.287 | 784.802 | -26,3 |
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.