Preferido do consumidor, seminovo cresce 23,6%
– Carros com até três anos é a opção na crise; Gol é o usado mais vendido, veja ranking
A dicotomia entre o mercado de novos e de seminovos permanece inabalada. Na mesma forma que no ano passado, enquanto um despenca (novos) o outro persiste em formidável crescimento. Dados divulgados pela Fenauto, a federação que reúne os revendedores de carros independentes, dá conta de um crescimento de vendas de 23,6% no primeiro semestre do ano, período em que os novos apresentaram uma retração de 21,5%.
Foram vendidos nos primeiros seis meses do ano 2.266.33 veículos com até três anos de uso, contra 1.833.019 no mesmo período do ano passado.
Enquanto o consumidor não tiver confiança na economia do País ele vai continuar evitando comprar carro zero; o seminovo acaba sendo a melhor opção, pois o investimento é menor e o retorno do dinheiro investido é mais garantido na hora da revenda.
O mercado total de usados movimentou 6.199.045 carros e motos este ano, uma queda de 3,4% sobre o primeiro semestre de 2015.
As vendas em junho (413.971) registraram alta de 1,4% sobre maio e alta de 21,5% sobre junho do ano passado.
Os seminovos representam 36,6% do mercado de usados, que é subdividido pela Fenauto em:
Seminovos (carros com até três anos de uso): 36,6%
Usados Jovens (carros de quatro a oito anos): 33,1%
Usados Maduros (nove a 12 anos): 11,2%
Velhinhos (13 anos ou mais): 19,1%
Os dez carros usados mais vendidos são velhos conhecidos dos brasileiros, todos há muito tempo no mercado. Dois deles – Celta e Corsa – já saíram de linha. O preferido do comprador de usados é o Gol, que teve quase meio milhão de unidades comercializadas no primeiro semestre. O segundo colocado é o Uno e o terceiro é o Palio.
Veja o ranking dos carros usados mais vendidos no primeiro semestre de 2016
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