Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Venda de usados reage: crescimento é de 8,5% em julho

Joel Leite

10/08/2016 18h53

– Revendedores, no entanto, aguardam sinais mais evidentes de uma melhora na economia

carrousados

O mercado de carros usados reagiu com aumento do volume de vendas em julho, em relação a junho. Formam vendidos no mês passado 1.198.227 unidades, contra 1.104.519, em julho de 2016, um aumento de 8,5%.

É verdade que o balanço anual ainda é negativo: foram 7.397.272 unidades de janeiro a julho deste ano, contra, 7.649.908 no mesmo período do ano passado (-3,3%), mas o pequeno crescimento encerra um período longo período de contínuas quedas de vendas, o que está animando os revendedores de veículos filiados à Fenauto, a federação que reúne os lojistas independentes. Eles torcem para que esse seja o indicador do fim da queda de vendas.

Já o segmento de carros seminovos continua crescendo nas vendas mensais e também nas acumuladas. Há tempos que os seminovos caminham contra a corrente da Economia, aumentando as vendas mesmo em períodos em que o restante do setor (novos e usados) sofre com quedas recordes.

Em julho, as vendas de seminovos cresceram 8,6% e no acumulado de 2016 o aumento já é de 22,8%.

Mas o presidente da Fenauto, Ilídio dos Santos, enxerga o momento com muita prudência:

"A sensação que temos é que os compradores ainda estão em compasso de espera, aguardando sinais mais evidentes de uma melhora na economia para fecharem novos negócios. Por enquanto a situação continua mostrando uma certa estabilidade."

Veja o ranking dos dez usados mais vendidos

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.