Salão da Argentina revela novidades para o mercado brasileiro
— Novos Logan, Focus, Golf e C4 são alguns dos lançamentos em Buenos Aires que estão chegando ao Brasil
Segundo maior mercado de carros da América do Sul, a Argentina vive um período promissor nesse setor, registrando o quinto maior crescimento do mundo nos últimos sete anos (veja matéria) e tendo uma parceria com o Brasil que lhe permite produzir além das suas necessidades e exportar para o parceiro do Mercosul, conquistando um grande superávit na balança comercial.
Por isso, embora pequeno no tamanho e na importância, sem a dimensão dos maiores do mundo, o Salão de Buenos Aires revela algumas novidades mundiais e mostra muitos carros que serão comercializados no Brasil nos próximos meses.
A exposição, que abre nesta quinta-feira ao público, tem tamanho suficiente para mostrar tudo que o país produz e oferece ao seu consumidor, com a participação das principais marcas mundiais, 120 estandes e mais de cinquenta lançamentos.
O estande da Volkswagen mostra um lançamento que em breve estará no Brasil: o novo Golf, que entra em sua sétima geração. Ele começa ser vendido na Argentina no ano que vem, mas no Brasil chega antes: ainda no final deste ano. A Volks mostra também o pequeno Up, que vai fabricar em Taubaté e atenderá os dois paises. A Volkswagen, a propósito, é um dos maiores exemplos de integração entre os dois paises. Manda do Brasil para a Argentina quatro modelos: Gol, Fox, Voyage e Cross Fox e recebe do parceiro o Space Fox e a picape Amarok. De quebra, faz do Gol o campeão de vendas também na Argentina.
A Fiat é outra maca que promove intensa troca de produtos com o país vizinho. Manda para cá Línea, Grand Siena, Punto, Strada e Uno novo e recebe o Siena EL (carroceria velha) e o Palio novo, que representam 80% da produção da empresa no país. No Salão, a Fiat mostrou o 500L, o Panda 4 X 4 e o Abarth.
Outra que tem na Argentina um parceiro importante é a PSA. Da fábrica de Porto Real a empresa manda nada menos do que sete modelos, das marcas Citroën e Peugeot, e recebe outros seis. A Citroën mostrou uma das principais novidades para os brasileiros no salão argentino, o C4 Lounge, o sedã que substitui o C4 Pallas e será lançadoem agosto no Brasil. APeugeot mostrou o RCZ e o 208 GTi, ambos esportivos, carros de nicho, e que usam o mesmo motor THP 1.6, um turbo de 200 cavalos de potência. O 208 GTi chega este ano na Argentina e em 2014 no Brasil e o RCZ começa a ser vendido no Brasil em agosto.
Na GM a novidade é o Tracker, um utilitário esportivo que começa a ser vendido no Brasil no segundo semestre, importado do México. Para a empresa, esse carro fecha o ciclo de renovação do catálogo de produtos iniciado em 2011 com o Cruze.
Outro carro importante para o mercado brasileiro revelado aqui é o Focus, que foi totalmente remodelado e será comercializado nos dois paises. A Ford mostra em Buenos Aires também o Fusion híbrido, que começa a ser vendido em breve.
O Altima é a novidade da Nissan e a parceira Renault apresenta o novo Logan, redesenhado, mais bonito, que faz aqui a sua estréia mundial. Não é ainda o lançamento do carro, mas ele deve se tornar realidade no Brasil ainda este ano. A Renault mostra também o Captur, um utilitário esportivo um pouco maior que o Duster e mais sofisticado.
Com 832 mil unidades comercializadas no ano passado, a Argentina vem crescendo e deve fechar 2013 com mais de 900 mil unidades, firmando-se como o segundo maior mercado do continente. Em maio as vendas de carros cresceram 21% e no acumulado do ano 8,1%.
Joel Leite, de Buenos Aires
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.