Brasil teve 431 novidades e retirou 225 carros de linha em 2014
– Com 83 novidades, Volkswagen foi a marca que mais lançou
– Mercedes-Benz retirou 54 de linha e a BMW foi a que mais movimentou o mercado: lançou 50 e tirou 48
Quantas novidades a indústria automobilística lançou no mercado em 2014? Cinco, dez, vinte?
Vamos lá: a Volkswagen lançou o seu novo carro de entrada, o Up; a Fiat lançou o Cinquecento Cabriolet, a BMW trouxe o 420 Cabriolet, três modelos da Série M, o Crossover X4 e dois elétricos (i3 e i8). A Ford veio de Ka novo e Fiesta nacional. Que mais? A GM trouxe o Camaro Conversível e outros carros de luxo também estrearam no mercado brasileiro, como o Porsche Macan e os Mercedes-Benz GLA e CLA, além do Suzuki Swift.
Muitos carros foram renovados completamente, como Fusion, Fluence, Sandero, Logan, City, Fit, Fox e Soul, por exemplo.
Porém, se consideramos todas as novidades em relação a acabamento, motorização e carroceria, de todas as marcas, fabricadas no Brasil e importadas, o número de novidades chega a 431. Isso mesmo: quase duas novidades por dia útil no ano passado.
Esse número expressivo, levantado pela Agência Autoinforme revela o dinamismo do setor automobilístico, com as montadoras sempre atentas a atender as demandas e buscar nichos de mercado para conquistar o cliente.
Durante o ano, as montadoras retiram de linha determinadas versões e colocar outras, introduzindo algum equipamento, eliminando outros, alterando a configuração, criando um detalhe no acabamento. Tudo com o objetivo de reposicionar o produto de forma a melhor enfrentar a concorrência.
Às vezes a simples mudança do nome da versão e o reposicionamento do preço configuram um "carro novo no mercado", que ajuda a marca a ampliar o seu espaço no mercado.
Muitas versões também são retiradas de linha. No ano passado, deixaram de ser fabricados ou importados 225 opções. O balanço, portanto, foi positivo: os catálogos das marcas aumentaram em 206 o número de ofertas ao consumidor brasileiro no ano passado.
A Volkswagen foi a marca que mais mostrou novidades, num total de 83, isto porque acrescentou a opção de motor 1.6 16v para todos os modelos pequenos. Já a Mercedes-Benz foi a que mais retirou de linha, um total de 54 carros. Mas a marca que mais movimentou o catálogo de ofertas foi a BMW, que lançou 50 carros e retirou de linha 48, conforme você vê na tabela.
Confira todos os modelos de cada marca que entraram e saíram do mercado
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.