O Mundo em Movimento

Categorias

Histórico

O desafio é fazer um carro para 2025

Joel Leite

20/10/2017 09h45

Peter Schreyer

Com o avanço tão rápido da tecnologia e a conseqüente mudança de comportamento do mercado, como saber qual será a preferência do consumidor em 2025?

Esse é o difícil desafio da equipe de design da Hyundai, liderada pelo experiente Peter Schreyer, que foi chefe de design do grupo Volkswagen, responsáveis, entre outros, pelo desenho dos carros da Audi.

Conversamos com o Peter Schreyer e o Lee Sang Yup, que dirige a divisão de pesquisa e desenvolvimento da gigante coreana e é responsável pela Genesis, a marca de luxo da empresa.

Foi ele quem fez as contas:

“Da tomada de decisão da construção de um carro até o seu lançamento, são dois ou três anos. Com mais cinco anos que o produto tem que permanecer no mercado, são sete, oito anos. Construir um carro para o consumidor de 2025 é realmente um difícil desafio”. Ele se refere a dificuldade de prever o comportamento do consumidor com tanta antecipação, em uma época em que as tecnologias envelhecem muito rapidamente e os parâmetros, os conceitos de praticidade, operacionalização e beleza evoluem as vezes de forma radical.

O desafio é muito maior do que desenhar a próxima geração do HB20. É criar uma linguagem que Peter Schreyer chama de “sensualidade esportiva” para o novo momento da marca no próximo período.

Peter explica que o HB20 chegou com a proposta de uma linguagem forte, contundente, do tipo “chegou, chegando” e que a nova geração tem novamente que “provocar o mercado”, despertar a concorrência.

Ele credita ao design, a principal razão do sucesso do HB20 e diz que para ter o mesmo desempenho “a nova geração tem que promover um novo rompimento, tem que ter novamente uma proposta revolucionária”.

Para isso a equipe pesquisa todos os aspectos da sociedade que vai receber o carro através de clínicas, observação do comportamento do consumidor e da concorrência, muita conversa e, principalmente, investimento em um time jovem que pensa lá na frente e que consiga captar as tendências das novas gerações.

O conceito de carro está mudando – resumiu Lee Sang Yup. Carro não é mais um meio de transporte. É um espaço de convivência. Ele concorre com o celular. É essa compreensão que nos leva a tomar decisões como a de tornar o carro mais intuitivo em vez de pensar em um novo painel ou em um novo desenho da roda.

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

UOL Carros - Blogs - O Mundo em Movimento
UOL Carros - Blogs - O Mundo em Movimento
UOL Carros - Blogs - O Mundo em Movimento
UOL Carros - Blogs - O Mundo em Movimento
UOL Carros - Blogs - O Mundo em Movimento
UOL Carros - Blogs - O Mundo em Movimento
UOL Carros - Blogs - O Mundo em Movimento
UOL Carros - Blogs - O Mundo em Movimento
UOL Carros - Blogs - O Mundo em Movimento
UOL Carros - Blogs - O Mundo em Movimento
UOL Carros - Blogs - O Mundo em Movimento
UOL Carros - Blogs - O Mundo em Movimento
UOL Carros - Blogs - O Mundo em Movimento
UOL Carros - Blogs - O Mundo em Movimento
UOL Carros - Blogs - O Mundo em Movimento
UOL Carros - Blogs - O Mundo em Movimento
UOL Carros - Blogs - O Mundo em Movimento
UOL Carros - Blogs - O Mundo em Movimento
UOL Carros - Blogs - O Mundo em Movimento
UOL Carros - Blogs - O Mundo em Movimento
UOL Carros - Blogs - O Mundo em Movimento
UOL Carros - Blogs - O Mundo em Movimento
UOL Carros - Blogs - O Mundo em Movimento
UOL Carros - Blogs - O Mundo em Movimento
UOL Carros - Blogs - O Mundo em Movimento
UOL Carros - Blogs - O Mundo em Movimento
UOL Carros - Blogs - O Mundo em Movimento
UOL Carros - Blogs - O Mundo em Movimento
UOL Carros - Blogs - O Mundo em Movimento
UOL Carros - Blogs - O Mundo em Movimento
UOL Carros - Blogs - O Mundo em Movimento
UOL Carros - Blogs - O Mundo em Movimento
UOL Carros - Blogs - O Mundo em Movimento
UOL Carros - Blogs - O Mundo em Movimento
UOL Carros - Blogs - O Mundo em Movimento
UOL Carros - Blogs - O Mundo em Movimento
UOL Carros - Blogs - O Mundo em Movimento
UOL Carros - Blogs - O Mundo em Movimento
UOL Carros - Blogs - O Mundo em Movimento
UOL Carros - Blogs - O Mundo em Movimento
UOL Carros - Blogs - O Mundo em Movimento
UOL Carros - Blogs - O Mundo em Movimento
UOL Carros - Blogs - O Mundo em Movimento
UOL Carros - Blogs - O Mundo em Movimento
UOL Carros - Blogs - O Mundo em Movimento
UOL Carros - Blogs - O Mundo em Movimento
UOL Carros - Blogs - O Mundo em Movimento
UOL Carros - Blogs - O Mundo em Movimento
UOL Carros - Blogs - O Mundo em Movimento
UOL Carros - Blogs - O Mundo em Movimento
UOL Carros - Blogs - O Mundo em Movimento
Topo