Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Londres cobra pedágio de carros poluentes

Joel Leite

31/10/2017 17h06

Prefeito quer proibir de circular caminhões com baixo índice de visibilidade

A partir desta semana os carros com mais de dez anos – fabricados antes de 2016 – terão que pagar pedágio para circular no centro da cidade de Londres.

Todos os anos nove mil pessoas morrem na cidade em consequência da poluição atmosféricas.

Mas já há reações à medida, argumenta-se que ela prejudica os mais pobre, as pessoas que têm carros mais velhos. Isso é verdade, mas eles poluem mais.

E os apoiadores do pedágio também reclamam: dizem que é uma medida paliativa, insuficiente ara aliviar a poluição na cidade.
A prefeitura de Londres quer transformar o centro da cidade em uma zona de baixas emissões.

Outra medida da prefeitura é proibir o trânsito de caminhões com baixo índice de visibilidade nas ruas centrais. O objetivo é proteger os ciclistas, que são os mais prejudicados nesse aspecto.

Cinco, das nove mortes de ciclistas registradas no ano passado na cidade foram conseqüência de atropelamento por veículos pesados.

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.