Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Esse carro foi para o espaço

Joel Leite

14/02/2018 15h18

A Tesla, a badalada montadora estadunidense que produz apenas carros elétricos de alto desempenho, lançou uma nave espacial com destino à órbita do planeta Marte. Dentro dela, um modelo Tesla Roadster conversível.

O foguete que transportou o carro é o equipamento aeroespacial mais potente do mundo, e também pertence ao empresário Elon Musk, que é dono da Tesla. O carro será deixado na órbita do planeta, vai ficar lá por muitos anos.

O fato gerou grande publicidade à marca e às iniciativas comerciais do empresário.
O roadster foi o primeiro modelo da marca, com uma autonomia de 350 quilômetros e uma aceleração de zero a 100 km/h em 3,9 segundos.

O carro saiu de linha. O seu substituto chega em 2020, com uma autonomia de 1000 km (o que é um assombro para um carro elétrico)

Fundada em 2003, em dez anos a Tesla tornou-se uma das 10 marcas automotivas mais valiosas do mundo, com um valor estimado 4,4 bilhões de dólares.

No ano passado, a empresa confirmou que todos os seus novos lançamentos serão autônomos.
Dotados de oito câmaras com visibilidade 360º, doze sensores ultra sônicos que detectam objetos de qualquer natureza e alimentam o sistema com informação visual mesmo com chuva ou nevoeiro.

Mas por trás da ação de marketing que levou o carro à órbita de Marte, está a intenção de distrair a atenção dos problemas enfrentados pela Tesla, que não consegue obter material suficiente para produzir
os carros, todos feitos de alumínio. Carros que já foram encomendados e parcialmente pagos. E que a empresa não consegue entregar.

O risco é a empresa toda ir pro espaço.

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.