Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Consórcio cresce 21%. Obrigado, crise!

Joel Leite

22/02/2018 21h49

O Sistema de Consórcios encerrou 2017 contabilizando R$ 101,47 bilhões em negócios, um crescimento de 21% sobre 2016.

Foram comercializadas 2,38 milhões de cotas novas.

Obrigado crise! Obrigado crise!

É… as administradoras de consórcio estão ganhando com as restrições de compra impostas pela situação financeira. É natural essa migração para o consórcio em épocas de dinheiro curto. Isso porque, o consumidor passa a planejar melhor suas ações financeiras e o consórcio é o símbolo do planejamento: a pessoa paga uma prestação que não atrapalha o orçamento e pode esperar até quatro anos para pegar o carro.

Além disso, o consumidor não paga os altos juros cobrados pelos bancos no financiamento de veículos.

Os números que eu estou citando aqui são de todo no sistema de consórcio, que inclui imóveis, eletrodomésticos e serviços, mas o grosso do consorcio é de veículos, mais de 80%.

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.