Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Honda aumenta produção eólica para atender Itirapina

Joel Leite

30/11/2018 14h19

Usina de Xangri-lá terá mais uma torre, com investimento de R$ 20 milhões

A Honda vai construir mais um aerogerador na usina eólica de Xangri-lá, no Rio Grande do Sul, onde já possui nove torres que geram 27,7 MW por hora, ou 70 mil MW por ano, e que abastece a fábrica de Sumaré, em São Paulo, onde são produzidos o HR-V, o WR-V e o Civic, além da sede da empresa em São Paulo, no Morumbi, e a operação logística da Honda em todo o País.

Com o início da produção na fábrica de Itirapina em janeiro, haverá mais necessidade de energia e a empresa não quer abrir mão de usar energia eólica.

O investimento na nova torre é de R$ 20 milhões e o valor investido deve ser abatido em sete anos. As demais torres foram instaladas há quatro anos.

O presidente da Honda Energy, que administra o Parque Eólico de Xangri-lá, Carlos Eiji, explicou que a produção de energia eólica, além de reduzir as emissões, evita os altos e baixos do fornecimento.

"No período de estiagem, a energia elétrica fica mais cara, porque a captação pelo sistema hidroelétrico é substituída pelo termo-elétrico, que é quatro vezes mais cara, além de ser mais poluente".

Para você ter uma idéia, um megawatt de energia gerado pela termoelétrica (que usa carvão, gás e outros óleos combustíveis), produz 170 kg de CO2, enquanto a mesma geração feita pela usina hidroelétrica produz 24 kg de CO2. A mesma quantidade de energia gerada pelo usina eólica resulta em apenas 7kg de CO2 (veja quadro).

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.